A iniciativa foi apresentada por 76 líderes cristãos

 Líderes cristãos pedem respeito pela minoria no Iraque

Um apelo em oito pontos foi lançado nos últimos dias para reivindicar proteção para as minorias e o respeito dos direitos destas. A iniciativa foi apresentada no último dia 26 de junho por 76 líderes cristãos iraquianos reunidos em Qaraqosh, próximo a Mosul.

No apelo os chefes cristãos pedem, entre outras coisas, “emendas constitucionais para apoiar o direito da minoria cristã, o financiamento de programas que facilitem o retorno de refugiados e a instituição de uma Comissão Nacional para as Minorias que promova o diálogo pacífico entre grupos étnicos e religiosos”.

Conscientes que a coexistência e o diálogo passam também através da instrução e da segurança, os líderes que assinaram o apelo solicitaram também “a criação de uma universidade na província de Nínive, o reforço da segurança para as comunidades mais vulneráveis, maiores investimentos em infraestrutura nas áreas do interior e de maior presença das minorias”.

Louis Sako ressaltou que “os cristãos não tem que deixar o Iraque, mas testemunhar a própria fé em seu país”. Estima-se que depois da queda do regime de Saddam Hussein, em 2003, cerca de metade dos cristãos iraquianos, ou seja, um milhão de fiéis tenha sido obrigado a deixar o país.

 Fonte: Missão Portas Abertas
Foto: AFP

Compartilhe