Amélia Vieira | A TARDE*

Os médicos peritos do INSS em Salvador completam nesta segunda-feira, 5, uma semana em greve sem previsão de acordo com o governo federal. A categoria segue o movimento nacional, que começou no dia 22 de junho. Apesar de obedecer a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter 50% dos peritos trabalhando, nem todos os beneficiários que foram à agência da Previdência de Brotas conseguiram realizar a perícia. A média de espera de atendimento é de um mês.

O presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos da Previdência, Luiz Carlos de Teive Argolo, disse que a categoria reclama de insegurança no trabalho e redução da carga horária. Atualmente, eles trabalham oito horas com uma hora de descanso e gostariam que a jornada fosse de seis horas ininterruptas.

A assessoria do Ministério da Previdência disse que os médicos peritos entraram em acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aprovou uma Medida Provisória (MP) possibilitando que o trabalhador opte por trabalhar oito ou seis horas, mas com desconto na remuneração.

Argolo disse que há possibilidade da categoria e o governo sentarem para negociar nesta quarta, 7, mas o Ministério da Previdência não confirma o encontro.

*Com redação de Paula Pitta | A TARDE ON Line

Compartilhe