da Folha

  Neco Varella/Efe  
BRA59. PORTO ALEGRE (BRASIL), 04/07/2010.- El seleccionador brasileño de fútbol, Carlos Caetano Bledorn Verri, "Dunga" (d), es saludado por un aficionado a su llegada hoy, domingo 4 de julio de 2010, al aeropuerto Salgado Filho, en Porto Alegre (Brasil), procedente de Johanesburgo (Sudafrica), después de que su equipo fuera derrotado y eliminado por Holanda en el partido por los cuartos de Final del Mundial de Sudafrica 2010. EFE/Neco Varella
Dunga conversa com torcedor no desembarque em Porto Alegre

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, decidiu demitir neste domingo o técnico da seleção brasileira, Dunga. Além do treinador, todos os integrantes da comissão técnica serão dispensados.

Além de Dunga, o auxiliar técnico Jorginho, o supervisor Américo Faria e o médico José Luiz Runco perderam seus cargos. O fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan também deve perder o emprego. Teixeira deverá anunciar o novo treinador na próxima semana, quando chega ao Brasil. Luiz Felipe Scolari é o mais cotado.

Dunga ficou no comando da seleção brasileira por quase quatro anos. Neste período, ele ganhou a Copa América, em 2007, e a Copa das Confederações, em 2009, além de terminar no primeiro lugar nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Dunga já havia indicado anteriormente que sairia do cargo ao dizer que o tempo correto para um técnico ficar no comando da seleção é quatro anos –assumiu o cargo após o Mundial da Alemanha, em 2006.

Para Juca Kfouri, Dunga teve “morte anunciada”
* Veja galeria de fotos dos trajes do treinador
* Confira a tabela da próxima fase
* Veja o supercalendário da Copa

“Quanto ao meu futuro, todos sabem que quando cheguei à seleção brasileira era quatro anos que eu ia ficar”, falou o treinador, após a derrota por 2 a 1 para a Holanda, na sexta-feira.

No entanto, hoje, no desembarque em Porto Alegre após a chegada da África do Sul, Dunga chegou até a ensaiar um discurso de possível permanência ao falar que seu futuro seria conversado com Teixeira.

“Agora vou descansar e daqui a uma ou duas semanas, vou encontrar o presidente [da CBF, Ricardo Teixeira] para falar sobre isso [sua permanência]. O meu projeto era de quatro anos e agora vai depender do que ele conversar comigo”, afirmou.

Oficial
Em seu site, a CBF publicou nota oficial tratando das demissões. Leia a íntegra do comunicado abaixo:

“Comissão técnica da Seleção Brasileira está destituída
Nova comissão técnica será anunciada até o final do mês
(CBF.com.br) 04/07/2010 15h44

CBF NEWS

Encerrado o ciclo de trabalho que teve início em agosto de 2006, e que culminou com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo da África do Sul, a CBF comunica que está dispensada a comissão técnica da Seleção Brasileira. A nova comissão técnica será anunciada até o final deste mês de julho.”

Compartilhe