Lílian Machado/Tribuna da Bahia

 Em ritmo de São João, muitos políticos baianos já colocaram o pé na estrada e foram atrás dos arrasta-pés pelo interior do estado. Atrás do clima junino que envolve os quatros cantos da Bahia, os principais candidatos ao Palácio de Ondina prometem participar ativamente da festa tipicamente nordestina. Paulo Souto (DEM), Jaques Wagner (PT), Geddel Vieira Lima (PMDB) e Luiz Bassuma (PV) estão com a agenda cheia de visitas pelos “arraiás” espalhados pelos municípios.

  Da Chapada ao Recôncavo, do Baixo Sul ao Oeste, os postulantes ao governo devem aproveitar o roteiro da fogueira junina para esquentar ainda mais a aproximação com o público. Como as agendas de alguns coincidem, postulantes de diferentes partidos devem transformar as festas em verdadeiros palcos para duelos eleitorais.

 

Em busca de contato com o eleitorado, os candidatos prometem frequentar desde os municípios com celebrações menores até aqueles com arrasta-pés mais tradicionais. O governador Jaques Wagner pretende permanecer com os familiares em sua residência em Salvador entre hoje e amanhã. Mas ainda deve curtir um pouco de forró em redutos de grande tradição, a exemplo de Cachoeira e São Félix, depois de amanhã. No Recôncavo, ele irá cumprir o decreto que determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município de Cachoeira.

O primeiro compromisso do governador na cidade será uma alvorada às 6h. Em seguida, às 8h, ele obedece aos ritos de hasteamento dos pavilhões, nacional, estadual e municipal. Logo depois, o governador participa do ato de inauguração da requalificação da orla de São Félix. Em Cachoeira, Wagner ainda participa de uma sessão solene na Câmara Municipal e de um desfile cívico.

O candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, deve cumprir um extenso roteiro de visitas durante os festejos. O ex-ministro permanece hoje com a família na capital, mas deve partir amanhã para desfrutar do arrasta-pé em Gandu. No dia 25, ele assiste ao jogo do Brasil em Salvador e retorna ao ciclo de viagens no sábado, quando irá passar por Jequié, sudoeste baiano, Jaguaquara, Itaquara, Santa Inês, Ubaíra e Laje. No domingo, o peemedebista encerra o São João na terra das espadas, Cruz das Almas.

O democrata Paulo Souto, que também disputa o Governo da Bahia, deve percorrer muitos municípios. Até ontem, a agenda do candidato confirmava sua passagem pelas cidades de Santo Antonio de Jesus, Valente, Mairi, Paripiranga e Macaúbas.  Souto deve viajar entre amanhã e sábado. O candidato ao governo pelo Partido Verde, Luiz Bassuma, também vai curtir a festa junina no interior. O deputado pretende seguir para a região da Chapada Diamantina, onde ficará na cidade de São Gabriel.

Governo investe no festejo

Mais tradicional e importante festa do interior baiano em termos de mobilização, o São João de mais de 100 municípios da Bahia terá significativa ajuda do governo do estado, que deverá investir em torno de R$ 6 milhões. Também serão disponibilizados recursos via parcerias com instituições como os bancos do Brasil e do Nordeste e Petrobras.

 Os investimentos não se limitam ao interior, para onde vai a maioria dos soteropolitanos. Num imenso arraial, que vai da Praça Castro Alves ao Pelourinho, os que ficam em Salvador e os turistas que desembarcam na cidade nesta época do ano podem curtir várias atrações tradicionais dos festejos juninos.

Entre os municípios nos quais o governo Wagner vai investir para incrementar ainda mais o São João estão alguns já famosos, como Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Amargosa e Cachoeira, e também cidades menos conhecidas pela festa, entre as quais Bonito, Barra e Caetité.

As Secretarias de Relações Institucionais e de Turismo foram as responsáveis pelo planejamento. Segundo o titular da Serin, Paulo Cezar Lisboa, o São João está para o interior assim como o Carnaval está para a capital. “A dimensão cultural que a festa tem para o pessoal do interior é incrível. A religiosidade, a animação e os festejos típicos em si proporcionam um momento único para essas comunidades”, analisou.

Postulantes a vice e ao Senado comemoram São João

Os candidatos a vice e ao Senado também não devem ficar de fora das comemorações a São João. O candidato a vice na chapa do governador, Otto Alencar (PP), deve cumprir um roteiro festivo por várias cidades, como Rui Barbosa, sua terra natal, e Irecê.

 Ele pretende passar ainda por Macajuba e Coração de Maria. O senador e candidato à reeleição, César Borges (PR), pretende passar a noite de São João em sua cidade natal, Jequié. Amanhã, o republicano deve curtir o forró do município de Gandu e, no sábado, ele participa dos festejos em Laje, Jaguaquara e Ubaíra.

Compartilhe