Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

reprodução olé brasil x costa do marfim

Reprodução da página do Diário Olé na internet

Famoso pelas provocações em seus textos e títulos, o diário argentino Olé não deixou passar em branco a mão de Luis Fabiano no segundo gol da vitória brasileira por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. Logo depois da entrevista do atacante na saída do gramado,  a manchete principal do site argentino passou a ser: ‘Uma mão de Deus’. O texto ironiza a declaração do Fabuloso, que repetiu a famosa frase usada por Maradona para justificar o toque irregular no gol contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa de 1986.

– Ei, para que mão de Deus tem uma só, hein – diz o texto do diário.

Na mesma matéria, o Olé escreve que Luis Fabiano ainda precisa “esparramar” alguns ingleses e acertar um chute com “ângulo impossível” para ser igual a Maradona.

Mas a ironia argentina é a exceção na repercussão pelo mundo. Com o título “Brasil convence e já está nas oitavas”, o jornal espanhol Marca, além de elogiar o desempenho da equipe de Dunga, ainda criticou o árbitro francês Stephane Lannoy. Na avaliação espanhola, a expulsão de Kaká foi “muito rigorosa”, depois de uma jogada “sem importância”.

Já a Gazzetta dello Sport, da Itália, diz em sua manchete que o Brasil foi “Quase Fabuloso”. O texto elogia principalmente a “recuperação” de Luis Fabiano e Kaká. Sobre o atacante,  o site italiano lembra que os gols marcados encerram um jejum que já durava desde setembro. Já em relação ao camisa 10, a Gazzetta analisa que Kaká ainda não está em forma, mas “lembrou os velhos tempos” na jogada do terceiro gol, em que levou a bola pela esquerda e cruzou para Elano marcar.

O site do jornal esportivo francês L’Équipe diz que o primeiro grande confronto do Brasil na Copa “confirmou a superioridade da seleção no Grupo G”. O texto francês elogia a “primeira atuação convincente” de Kaká, mas critica o camisa 10 por ter sido expulso por “uma cotovelada tão ruim quanto inútil” em Keita.

Compartilhe