por André Mascarenhas/Estadão

 ConvencaodoPSDB_480x320_DidaSampaio_AE_12062010_1.jpg  

No discurso em que oficializou sua candidatura à Presidência da República, o tucano José Serra desferiu duras críticas a seus adversários políticos, a quem chamou de “neo-corruptos”, e alfinetou a falta de experiência da candidata petista Dilma Rousseff.

O ex-governador paulista também atacou o aparelhamento do Estado, e comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao rei francês Luis XIV, morto em 1715.  “Acredito que o Estado deve subordinar-se à sociedade, e não ao governante da hora, ou a um partido”, disse depois de criticar o “peleguismo” das organizações sindicais “sustentadas com dinheiro público”

Serra iniciou seu discurso elogiando a Bahia, Estado em cuja capital o PSDB escolheu realizar sua convenção.

A última pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo mostrou uma forte tendência de regionalização do voto, com Norte e Nordeste pendendo para a pré-candidata petista Dilma Rousseff, e Sul e Sudeste para Serra. Apesar da indefinição sobre quem ocupará a vaga de vice e das dificuldades para conseguir um consenso em torno da chapa baiana, o partido irá para o seu principal encontro nacional otimista com a possibilidade de reverter o quadro de favoritismo da petista Dilma Rousseff no Nordeste.

A estratégia é apostar no fortalecimento das alianças regionais. O encontro acontece um dia antes da convenção nacional do PT, que oficializa amanhã a candidatura de Dilma.

Acompanhe os principais momentos da convenção:

13h20 – De saída. Ao deixar a convenção, Serra veste uma camisa da seleção brasileira e cumprimenta o público ao som de forró. A camisa tem seu nome nas costas e o número é 45. Tucano ainda tira fotos com militantes antes de deixar o local.

13h10 – Discurso de Serra. Serra termina discurso repetindo slogan de campanha: “Vamos juntos, porque o Brasil pode mais, vamos juntos na vitória do povo brasileiro.”

13h08 – Discurso de Serra. “A nossa gente, isso é o que o Brasil tem de melhor.”

13h06 – Discurso de Serra. Serra promete manter programas sociais. “Vamos ampliar e melhorar o Bolsa Família.”

13h05 – Discurso de Serra. Tucano aposta no prestígio ligado à gestão no Ministério da Saúde. “Na Saúde, nós sabemos fazer acontecer. Vamos recuperar a saúde no Brasil.”

13h03 – Discurso de Serra. “Vamos criar um milhão de novas vagas em escolas técnicas em todo o Brasil.”

13h03 – Discurso de Serra. “Vamos começar colocando dois professores por sala de aula no primeiro ano da série do ensino fundamental pra forçar a alfabetização das crianças.”

13h02 – Discurso de Serra. Tucano detalha propostas para a Educação. “Temos que recuperar o ensino basico no País.”

13h01 – Discurso de Serra. “Há muito o que fazer, porque o Brasil pode mais, pode muito mais.”

12h59 – Discurso de Serra. Para Serra, porto de Salvador é “o pior porto do Brasil hoje.” Tucano promete investimentos.

12h58 – Discurso de Serra. “Sou um brasileiro sonhador e obstinado.”

12h55 – Discurso de Serra. “Somos campeões mundiais em juros, carga tributária e insuficiência de investimentos.”

12h53 – Discurso de Serra. Tucano alfineta Dilma e diz: “Eu não comecei ontem, não caí de paraquedas”

12h45 – Discurso de Serra. “Não tenho padrinhos, meu padrinho morreu faz muito tempo.”

12h30 – Discurso de Serra. Tucano diz que não aceita “patrulha de ideias. Nem vermelho nem azul”

12h28 – Discurso de Serra. “Muitos políticos que se apresentam como democratas desdenham da democracia nas suas práticas diárias.”

12h25 – Discurso de Serra. “Sim, eu aceito ser candidato a presidente da República”, diz Serra.

12h15 – Aécio Neves. Com um discurso inflamado e muito aplaudido, o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, subiu ao pulpito com uma mensagem dirigida ao Nordeste. “Tudo para terminar bem, precisa começar bem. Não podia haver lugar melhor para começar a campanha de Serra. Foi aqui, nessa Bahia de Todos os Santos, que o brasileiro se fez forte”. Conhecido por ter uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Aécio ironizou o messianismo atribuido ao presidente: “O Brasil não merece apenas um messias, o Brasil precisa ser de todos os brasileiros.” O tucano mineiro também exortou a população a ir às ruas. “A praça não é de um partido, ela é do povo. Vamos ocupar as praças para dizer que o Brasil merece muito mais.” E concluiu legitimando a escolha de Serra como canditado do PSDB à Presidência. “Você, Serra, conquistou o direito de liderar o partido. Companheiro José Serra, assuma essa tribuna, nos leve a um ponto mais alto de dignidade”, concluiu.

12h06 – Sérgio Guerra. O candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto, fez um discurso rápido, com apelo à união do Estado. Segundo a falar, o senador Sérgio Guerra criticou o que chamou de “política de dossiês” e pediu a “união à favor do povo do Nordeste”. Guerra destacou ainda que a experiência do tucano como administrador e candidato. “Nosso candidato liderou quando ganhou e perdeu eleições. Foi em todos os momentos de sua vida um democrata legítimo”, acrescentou.

11h56 – FHC em vídeo. Os discursos começam com uma mensagem gravada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os próximos discursos serão do candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto, do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, do ex-governador mineiro, Aécio Neves, e, por último, de José Serra.

11h48 – Sérgio Guerra vice? Para um dos líderes do PSDB presentes, o nome mais forte no momento para ocupar a vice de Serra é o presidente do partido, Sérgio Guerra. Pernambucano, ele cumpriria bem a função de fortalecer o candidato tucano no Nordeste. O problema, sustenta o tucano, é que Guerra teria que abrir mão de seu papel na campanha. Sobre a possibilidade de a vaga ser ocupada pelo deputado federal José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, a fonte afirma não ser a escolha preferida da cúpula democrata. Segundo esse tucano, os demistas acreditam que líder do partido no Senado, José Agripino Maia , cumpriria melhor o papel. Mas Maia avalia que, se concorrer a vice, perderá espaço na política local.

11h42 – 200 egos. A chegada de Serra é anunciada com uma bateria de fogos de artifício. No palco montado numa área do Clube Espanhol, além de um pulpito para o pré-candidato, cerca de 200 cadeiras foram colocadas para os líderes do partido. Apesar do número alto, assessores do tucano disseram que falta espaço para abrigar todos os políticos presentes. “E você acha que aqui só tem 200 egos?”, brincou um dos organizadores do evento.

11h31 – Empobrecimento ilícito. Nos bastidores da convenção, tucanos repercutem reportagem publicada hoje no jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual uma equipe da campanha da petista Dilma Rousseff teria obtido dados sigilosos do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira. Sobre uma suposta conta do tucano com R$ 3,9 milhões, o deputado paranaense Luiz Carlos Hauly ironizou: “Vão acusá-lo de empobrecimento ilícito.”

11h – Convenção sem vice. Embora as movimentações tenham começado na hora marcada, por volta das 9h, o pré-candidato José Serra ainda não chegou à convenção do PSDB. Entre os tucanos presentens não há sinais de uma definição para o candidato à vice-presidência na chapa de Serra. O deputado João Almeida, do PSDB da Bahia, relativizou as pressões para o anuncio. “Se o vice fosse lançado hoje, a conveção seria para lançar o vice, e não o candidato”, disse. “O importante é que seja escolhido alguém que tenha condições de assumir.” Todos concordam que a escolha depende agora do próprio candidato. “Será quem ele quiser”, disse o senador Arthur Virgílio, do PSDB do Amazonas.

Compartilhe