iG São Paulo

A primeira fase da campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado (12), em todo o país. A meta é imunizar 14,6 milhões de crianças, o que representa 95% dos menores de cinco anos. Na cidade de São Paulo, mais de 890 mil crianças devem recebem a famosa gotinha.

Para receber a vacina é preciso ir a um dos 115 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil. Cerca de 24 milhões de doses estarão disponíveis para cada fase da campanha – a próxima acontece dia 14 de agosto.

Embora o último caso da doença tenha sido registrado em 1989, é fundamental receber a vacina porque o vírus causador da doença ainda circula em outros países. Assim, há risco da doença voltar.

Na ocasião, os pais deverão aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças, inclusive para as que ainda não foram imunizadas contra a gripe A (H1N1).

Na Rússia, pelo menos 12 casos de pólio foram registrados neste ano. Os casos teriam origem no Tadjiquistão, país no sul da Ásia, que fazia parte da antiga União Soviética. O problema ocorre, segundo a Rússia informou à Organização Mundial de Saúde, por falta de vacinação no país vizinho. Ao todo, 26 países ainda registram casos da poliomielite.

A poliomielite é uma doença viral aguda. Há risco da criança se tornar paralítica.

Compartilhe