O prefeito Guilherme Menezes participou na manhã desta sexta-feira, 11, na Praça Nove de Novembro, no centro comercial, da solenidade de apresentação dos novos policiais militares que iniciam estágio operacional supervisionado em Vitória da Conquista. Duzentos policiais passam a desenvolver atividades preventivas de policiamento ostensivo na cidade, colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso.

O prefeito parabenizou o Governo do Estado pela decisão de ampliar o policiamento. “É um grande investimento, uma ação que vai trazer mais tranqüilidade para a população”, afirmou. Aos novos policiais, Guilherme desejou “uma excelente carreira militar com crescimento individual e respeito pela comunidade”.

O comandante do 9º Batalhão, Tenente Coronel Jorge Ubirajara Pedreira, falou sobre as mudanças na instituição. “Agora estamos desenvolvendo as  funções de ensino, instrução e capacitação e operando em duas companhias independentes: a 77ª, que atua na zona leste, e a 78ª, que atua na zona oeste. Esse novo efetivo está chegando às ruas em um momento estratégico, próximo às festas juninas, período em que o movimento no comércio aumenta significativamente”, explicou.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL, Marcos Alberto de Oliveira, o crescimento da cidade aumentou a demanda por segurança. “Quem ganha com esse investimento é a sociedade”, disse. Marcos Alberto aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento especial ao prefeito. “Parabenizo o prefeito Guilherme Menezes por investir cada vez mais no São João, incrementando a decoração e as atrações e, conseqüentemente, atraindo mais turistas e dinamizando o comércio local”.

Investimentos– Na Bahia, mais de 2.100 novos policiais e bombeiros militares iniciaram nesta sexta-feira o estágio operacional supervisionado, reforçando a segurança nas ruas. Nos últimos três anos, as ações do Governo do Estado na Segurança Pública tiveram como foco a modernização e o fortalecimento da infraestrutura; a reestruturação das carreiras e a capacitação dos profissionais; a viabilização de incrementos salariais significativos e a ampliação e recomposição do efetivo. Os recursos aplicados na área aumentaram em 20% entre 2007 e 2009, passando de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão.

Na PM, foram incorporados 3.325 novos soldados, que já estão nas ruas atuando no policiamento ostensivo. Outros 2.121, convocados em dezembro de 2009, estão no Curso de Formação. Na Polícia Civil, até maio foram nomeados 44 delegados, 147 investigadores (agentes) e 111 escrivães, que estão trabalhando em diversos municípios.

SECOM/PMVC