Lilian Machado/Tribuna da Bahia

A quatro meses da disputa eleitoral, a Bahia poderá ter o primeiro caso de perda de mandato. Trata-se da deputada estadual Antonia Pedrosa (PMDB), que foi denunciada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) pelo suplente Eudorico Alves (PRP), por abandono de partido, após o prazo legal estabelecido pelo Tribunal. Segundo o ex-companheiro de legenda, que pleiteou o cargo de parlamentar na AL, o processo já está em fase final, o que irá lhe condicionar a ocupar a cadeira da deputada.

De acordo com o interessado na cadeira parlamentar, já foi encerrado o prazo de defesa da deputada. Após sua saída do PRP em 2008, Pedrosa seguiu para o PMDB, do pré-candidato ao governo, Geddel Vieira Lima.

 

Conforme Alves, a infidelidade partidária foi constatada e resta apenas o veredicto da Corte, que é irrecorrível. Conforme ele, quando Pedrosa foi eleita em 2006, o seu antigo partido ainda apoiava o ex-governador Paulo Souto (DEM), em seguida caminhou ao lado do atual governo. 

De acordo com o advogado, Manoel Nunes que faz sua defesa, essa teria sido a forte razão apresentada pela deputada na época para sua desfiliação. “Sua saída não foi imotivada. Com a adesão do PRP à gestão estadual, ela passou a se sentir pressionada, na época, a votar com o governo, sendo discriminada. Para ela, houve um abandono de ideal partidário”, justificou Nunes.

Por fim, Alves ressalta sua confiança para assumir a vaga ainda este mês. O advogado de Pedrosa rebateu as declarações de Alves, que se refere ao processo como em fase de finalização. Conforme o defensor, o processo ainda está em período de instrução probatória, ou seja, com recolhimento de provas, a exemplo de testemunhas e documentos.

Ainda segundo ele, não há previsão de impugnação. “A questão está sub judice. Acreditamos na Justiça e esperamos que o processo seja julgado o quanto antes”, destacou.

Compartilhe