do Tribuna da Bahia

O PMDB anunciou ontem a chapa majoritária que vai disputar as eleições deste ano, confirmando o ex-ministro Geddel Vieira Lima como candidato ao governo e o atual vice-governador do Estado, Edmundo Pereira (PMDB), como candidato a vice.

Para o Senado, além de César Borges (PR), que vai disputar a reeleição, o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), ocupará a outra vaga. A pedido da ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, a convenção do partido que homologará os candidatos da aliança foi adiada do dia 18 para o próximo dia 21.

Contente com o anúncio da chapa, Geddel fez elogios aos nomes escolhidos e comentou a sua expectativa. “É uma chapa competitiva, escolhida de forma consensual. São nomes desejados por todos, como o do senador César Borges, que chegou a ser anunciado na chapa do governador (Jaques Wagner) e o vice-governador Edmundo Pereira, também muito elogiado, inclusive pela própria imprensa”, disse o ex-ministro.

O presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, também ressaltou a escolha dos postulantes e rotulou a chapa de vitoriosa. “A chapa é fortíssima em termos de competência e credibilidade, além de ter força eleitoral, que ajuda a fortalecer a candidatura de Geddel. Com isso, ele está mostrando que quer fazer um grande governo”, destacou.

Lúcio informou que os nomes para compor a chapa foram apresentados aos partidos (PMDB, PR, PTB, PSC, PPS, PRP, PRTB, PSDC, PTC, PMN e PTdoB) que compõem a aliança em torno da candidatura do ex-ministro Geddel. “Fizemos tudo da maneira mais democrática possível. Apresentamos as opções aos presidentes dos partidos e se chegou a um consenso”, explicou.

O peemedebista também destacou a colaboração que cada um pode dar rumo à esperada vitória do peemedebista. “Trata-se de uma chapa de peso, que tem um ex-ministro, um senador, um jurista respeitado e um homem que conhece o interior”, pontuou, complementando que “César Borges é um nome com influência na capital e interior. Todos queriam ter ele na chapa, e Edvaldo Brito possui um importante currículo a seu favor”, frisou.

Ao rotular o vice-governador Edmundo Pereira como “um municipalista de origem”, Vieira Lima também afirmou que o anúncio da chapa não seguiu a nenhuma estratégia eleitoral e tampouco teve a ver com a aproximação da convenção do partido, agora remarcada para o próximo dia 21. “O lançamento foi no tempo natural. Até porque precisamos fazer as peças da convenção. Então, tudo foi maturado junto com os partidos e chegamos a um consenso naturalmente”, destacou o peemedebista.

PMDB de olho no PTN

Com a divulgação da chapa majoritária, a coligação liderada pelo PMDB vai agora discutir a chapa proporcional. Ontem foi dado o primeiro passo com uma reunião entre os partidos que compõem a aliança.

“Vamos formar uma chapão para federal e duas ou três coligações para estadual”, disse Geddel, que prometeu anunciar mais um partido hoje para compor a aliança em torno do seu nome.

Pelas especulações, tudo leva a crer se tratar do PTN, que na Assembleia Legislativa é representado pelo deputado João Carlos Bacelar. A aliança do partido com os peemedebistas seria pela dificuldade de compor uma coligação proporcional com o PSDB, que vem batendo pé firme para não fazer composição com outras legendas que apoiam a pré-candidatura de Paulo Souto.

Convenção é adiada

A pedido da pré-candidata à Presidência da República, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o PMDB transferiu do dia 18 para o próximo dia 21 a Convenção Estadual que vai oficializar os candidatos da aliança a governador, vice-governador e ao Senado. O adiamento se deu em função do surgimento de compromissos internacionais da ex-ministra, que terá encontros com autoridades da França, Espanha e Portugal.

“A Dilma e o deputado Michel Temer ligaram para mim para informar uma incompatibilidade na agenda, porque ela vai para a Europa na data que havíamos marcado a convenção. Discutimos uma nova data e fechamos o dia 21. Ela disse que gostaria de estar presente e pediu para adiar a convenção, o que nós achamos natural”, explicou o pré-candidato Geddel Vieira Lima ontem à noite.

A convenção será realizada no Wet’n Wild, na Avenida Paralela, dia 21, a partir das 9 horas. Durante o evento, os quatro nomes escolhidos para compor a chapa majoritária serão homologados pelo partido. O ex-ministro Geddel Vieira Lima concorrerá ao governo do Estado ao lado do atual vice-governador Edmundo Pereira, indicado para a reeleição. Para o Senado, serão homologados os nomes do senador César Borges (PR), que vai disputar a reeleição, e do vice-prefeito de Salvador, o especialista em Direito Tributário, Edvaldo Brito (PTB).

Compartilhe