Mário Bitterncourt | A TARDE

Joá Souza/Agência A TARDE

Marisette dos Santos Carletto travou uma batalha judicial com o grupo político do ex-prefeito

Marisette dos Santos Carletto travou uma batalha judicial com o grupo político do ex-prefeito

Depois de cinco anos e cinco meses fora do poder, a família Carletto, cujo integrante com atuação mais destacada é o deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), assumiu na segunda-feira, 31, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Prefeitura de Itamaraju, a 743 km de Salvador, no extremo sul da Bahia.

A nova prefeita – a primeira na história da cidade – é a mãe do deputado, Marisette dos Santos Carletto (PSL), segunda colocada nas eleições de 2008, com 8.337 votos, o equivalente a 28,81% dos votos válidos.

Marisette assume a prefeitura depois de uma batalha judicial com o grupo político do ex-prefeito frei Dilson Batista Santiago (PT), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral local em maio de 2009, por abuso de poder político e uso de dinheiro público na campanha eleitoral de 2008, ficando por cinco dias fora do poder e governando por força de uma liminar até o início deste ano, quando renunciou para se candidatar a deputado estadual.

Quem governava o município, até a segunda pela manhã, era o vice de frei Dilson, o comerciante Manoel Pedro Rodrigues (PHS). Frei Dilson e Manoel Pedro não foram localizados na segunda por A TARDE. A renúncia de frei Dilson se deu meses antes do processo contra ele no TRE. Ele e o ex-vice recorrem da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta segunda, a prefeita prometeu combater a corrupção e pediu paciência à população. Disse que daria prioridade para a saúde e a educação. Itamaraju possui 67.805 habitantes, segundo censo de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).