Da AFP

A British Petroleum (BP), responsável pelo vazamento de óleo no Golfo do México, anunciou que pode levar mais dois meses para conter o escape. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, disse o diretor-geral Bob Dudley à CNN.

A empresa vai usar uma tampa de contenção, como a aplicada no início de maio. A primeira tentativa falhou porque cristais de gelo de gás se formaram na água. Outra solução pode envolver a utilização de um poço secundário, que canalizaria o petróleo.

Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que a plataforma explodiu, matando 11 pessoas 20 de abril.
Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar. Depois, um dispositivo de contenção que pode deter o petróleo será instalado.

A operação será realizada por robôs operados remotamente no fundo do oceano, de acordo com o anúncio dos executivos da BP, a quase 1.500 metros abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu.

Redator: Roberto Saraiva/E-band

Compartilhe