Trocar experiências, ampliar conhecimentos, ouvir sugestões: esses são alguns dos objetivos das rodas de conversa, uma das dinâmicas que integram a programação do VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista. Na tarde desta quinta-feira, 26, sete grupos se reuniram para discutir temas relevantes ligados ao dia-a-dia da prática educacional. Questões que envolvem o incentivo a leitura, violência na escola, educação no campo, educação infantil, trajetória profissional, educação dos valores humanos e cinema na escola estiveram em pauta. Para coordenar os debates, cada uma da rodas de conversa teve a participação de um palestrante com vasta experiência no tema abordado.

Quem acompanhou a atividade aprovou o formato. O número menor de pessoas ampliou a interação entre os participantes e o intercâmbio de conhecimentos. A professora do programa Brasil Alfabetizado, Silvia Rocha, participou ativamente da roda de conversa “A escola território de paz”, para buscar soluções para a violência escolar. “A violência na sala de aula é uma das principais problemas que enfrentamos. Queremos tirar nossos alunos dessa realidade da violência, que infelizmente vemos todos os dias jornais. Nós professores temos esse intuito de saber como lidar com essa situação para modificar essa realidade. Foi interessantíssimo”, avaliou.

Já a professora Maria da Glória Porto decidiu acompanhar as discussões sobre o tema “Leitura: como despertar a paixão do aluno?”. Segundo ela, o aprendizado adquirido vai contribuir para melhorar sua atuação na sala de leitura da Escola Municipal Ridalva, que foi reaberta recentemente. “É um espaço que dá um suporte muito grande para a escola. A procura dos alunos pelo ambiente de leitura é muito grande e esse foi um momento interessante de trocar experiências, de ouvir sugestões de como levar as crianças para o espaço de leitura. O gosto pela leitura deve começar pelos professores, por quem trabalha na biblioteca, e dessa forma contagiar todos os alunos”, explicou.

Além das rodas de conversa, oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas integraram a programação do VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista, que segue até o próximo dia 29, no CAIC, com o tema “A Escola na (re) significação do espaço educativo”. SECOM/PMVC

Compartilhe