Reuters/ O Globo

CIDADE DE GUATEMALA – O vulcão Pacaya da Guatemala entrou em erupção na quinta-feira, cobrindo a capital do país com uma nuvem negra de cinzas que provocou o fechamento do principal aeroporto e obrigou a retirada de moradores de aldeias próximas. Uma pessoa morreu.

As colunas de cinzas chegaram a quase 1.500 metros acima de sua cratera. O porta-voz da polícia Donald Gonzáles disse que um jornalista da televisão local morreu ao ser atingido por uma das pedras lançadas durante a erupção.

– Temos 1.600 desalojados confirmados e 600 deles estão em abrigos de emergência – disse o chefe da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres, Alejandro Maldonado.

O presidente Alvaro Colom declarou em entrevista coletiva que três crianças de 10, 9 e 7 anos continuam desaparecidas depois da erupção.

Colom declarou o estado de emergência na área próxima ao vulcão, que está a 40 quilômetros da Cidade de Guatemala. As autoridades da aviação civil fecharam o aeroporto internacional de La Aurora, o mais importante do país.

Compartilhe