do Terra

Engelaar Foto: Getty Images

A Holanda já sabe quais são os 23 jogadores com que contará na Copa do Mundo de 2010. Nesta quinta-feira, o técnico Bert van Marwijk anunciou quatro cortes no grupo, incluindo o volante Orlando Engelaar, destaque da Eurocopa de 2008. Já o atacante Ryan Babel, que vinha lesionado, foi mantido.

Titular na campanha da competição continental, em que a Holanda brilhou na primeira fase e parou nas quartas de final, Engelaar obteve uma transferência do Twente ao Schalke 04 graças às atuações no torneio disputado na Áustria e na Suíça. Porém, não embalou no futebol alemão, passou ao PSV e perdeu espaço na seleção.

Nesta quinta, outro fato importante ficou para a confirmação do atacante Ryan Babel no Mundial. O jogador do Liverpool, que já atuou na Copa de 2006, havia admitido que temia perder sua vaga na África do Sul devido a problemas físicos. Apesar da lesão sofrida na coxa direita durante os treinos da Holanda na semana passada, ele irá à Copa.

Outros dois dos atletas descartados por Van Marwijk não surpreendem, visto que são muitos jovens – casos do atacante Jeremain Lens, 22 anos, e do lateral esquerdo Vurnon Anita, 21. Para fechar, também saiu da lista de convocados o zagueiro Ron Vlaar, que durante a semana sentiu uma lesão na perna.

A Holanda, que estreia na Copa do Mundo em 14 de junho contra a Dinamarca, ainda é acompanhada por Camarões e Japão no Grupo E.

Seus grandes astros são Wesley Sneijder, da Inter de Milão, e Arjen Robben, do Bayern de Munique. Ambos disputaram a final da Liga dos Campeões da Europa no último sábado e assim não participaram do amistoso desta quarta-feira, quando a Holanda ganhou do México por 2 a 1. Nessa exibição, o atacante Robin van Persie, do Arsenal, marcou os dois gols da equipe laranja.

Confira os 23 holandeses convocados para a Copa do Mundo:

Goleiros:
Maarten Stekelenburg (Ajax)
Michel Vorm (Utrecht)
Sander Boschker (Twente)

Defensores:
Gregory van der Wiel (Ajax)
Khalid Boulahrouz (Stuttgart/ALE)
John Heitinga (Everton/ING)
Joris Mathijsen (Hamburger/ALE)
Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord)
Edson Braafheid (Celtic/ESC)
Andre Ooijer (PSV)

Meio-campistas:
Demy de Zeeuw (Ajax)
Wesley Sneijder (Inter de Milão/ITA)
Rafael van der Vaart (Real Madrid/ESP)
Ibrahim Afellay (PSV)
Mark van Bommel (Bayern de Munique/ALE)
Nigel de Jong (Manchester City/ING)
Stijn Schaars (AZ)

Atacantes:
Arjen Robben (Bayern de Munqiue/ALE)
Dirk Kuyt (Liverpool/ING)
Klaas-Jan Huntelaar (Milan/ITA)
Robin van Persie (Arsenal/ING)
Ryan Babel (Liverpool/ING)
Eljero Elia (Hamburger/ALE)