A Campanha:
Em apoio ao Instituto Butantan, criamos esta campanha que visa arrecadar parte dos materiais básicos necessários para a reconstrução de um dos mais relevantes patrimônios científicos do país e da humanidade. Sabemos muito bem que nada foi feito sem esforço de todos que contribuíram para a criação desta coleção.

Com o silêncio que todos nós presenciamos e a impotência diante do fogo, vamos transformar o luto em uma grande corrente de solidariedade em agradecimento a todos que ao longo de décadas passaram por ali e contribuíram determinantemente para que a coleção herpetológica se tornasse a referência maior que foi até a manhã de sábado dia 15 de maio de 2010.

Não por acaso levava o nome do Dr. Alphonse Richard Hoge, responsável por progredir significativamente em sua formação e organização a partir dos anos 40. Nos últimos tempos esta coleção esteve sob a diligente responsabilidade dos herpetólogos Vital Brazil Mineiro da Campanha, João Florêncio Gomes, Afrânio P. B. do Amaral, Alcides Prado, Alphonse Richard Hoge, Giuseppe Puorto e Francisco Luís Franco que, como outros tantos pesquisadores e estudantes que ali se formaram e atuaram, tanto no passado, como no presente, muito fizeram pelo engrandecimento deste patrimônio científico.

Esta será nossa contribuição mínima em agradecimento ao apoio e serviços prestados pelos fundadores, funcionários, estudantes e todos que já passaram pelo Instituto nas últimas décadas.

O projeto:
Estamos disponibilizando um site, totalmente direcionado para a campanha, neste que oferecerá ao visitante a possibilidade de fazer uma doação de potes de vidro de 300 ml, potes de vidro de 03 litros, Litros de álcool 70% e litros de Formol. Inicialmente teremos um material de merchandising básico (camisas, adesivos e bonés), que assume uma importância determinante sobre a arrecadação dos produtos, onde nosso objetivo é maximizar o volume das doações e valorizar a imagem da instituição com a marca da campanha e desenvolver relações de parceria entre os envolvidos.

O site também disponibilizará informações pertinentes ao andamento do projeto de reconstrução da coleção, assim como oferecerá uma área com depoimentos, entrevistas, fotos, vídeos e todo material oferecido pela mídia.

Transparência:
Todo projeto será monitorado pela empresa realizadora da campanha, com a obrigação primária da publicação dos nomes de todas as pessoas que efetuarem a doação e com qual o montante doado. Além de divulgar o nome do doador o mesmo receberá em sua caixa postal cadastrada um certificado de participação expedido pela organização da campanha assim como o comprovante de recebimento da doação.

Todo o processo será monitorado por um sistema de integração ao PAGSEGURO, serviço hoje mais bem conceituado na oferta de pagamento terceirizado via internet e o mesmo será repassado a empresa que fornecerá os produtos para a campanha. Toda empresa envolvida que colaborar com uma contribuição diferenciada e ajudar na divulgação será incluída na campanha como apoiador e terá sua logomarca registrada no site oficial do evento.

Ao final de cada meta pré-estipulada pela coordenação, haverá a entrega dos produtos diretamente ao Curador da Coleção, este que emitirá um documento chancelado pela instituição constando as quantidades recebidas em cada etapa da campanha assim como as notas ficais referentes ao produtos doados.

Gostaria de poder contar com a ajuda de todos e desde já deixar-me a disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Breno Damasceno
CRBio 57629/04-D
Biólogo – Herpetólogo