Débora Fernandes l A TARDE

Diego Mascarenhas/Agência A TARDE

Consumidores percorrem lojas, pesquisam preços e tentam garantir formas de pagamento mais suaves

Consumidores percorrem lojas, pesquisam preços e tentam garantir formas de pagamento mais suaves

As grandes empresas de varejo estão se preparando para atender à demanda crescente por televisores no Estado. Tudo por conta da Copa do Mundo de 2010, que deve provocar um crescimento de 40% na procura por aparelhos.

É o caso da Ricardo Eletro. Segundo o diretor de vendas regional, José Guimarães, foram adquiridos 400 mil televisores de LCD. “A compra foi feita para não faltar produto. Mas é difícil fazer previsão, o público é quem decide”, afirma.

Em nota oficial, a rede Casas Bahia declarou que espera aumento nas vendas e que está abastecendo o estoque. A empresa não fornece números sobre o estoque. Até o fechamento da matéria, a Insinuante não enviou informações à reportagem.

O enfermeiro Mero Benites, de passagem pela Bahia, saiu para avaliar os preços. “Já pesquisei por lá. Se o preço estiver melhor, compro por aqui”, considera. Ele pretende adquirir uma televisão LCD para assistir aos jogos na companhia dos amigos.

Na Ricardo Eletro, as televisões estão entre R$ 799 e R$ 6 mil. Na Insinuante, os valores ficam entre R$ 799 e R$ 7,9 mil. Já a rede Casas Bahia tem ofertas entre R$ 799 e R$ 2.599. Os preços variam com a marca e as polegadas.

As formas de pagamento incluem  parcelamento em até 12 vezes. As promoções também continuam: Ricardo Eletro oferece parte do valor para compra de nova tevê em 2014 e a Casas Bahia oferece prêmio de R$ 1 milhão para quem acertar os quatro primeiros colocados da Copa.

TV 3D – Quem esperava assistir aos jogos da Copa em tecnologia 3D  – que permite visualizar a imagem em três dimensões – pode ter uma oportunidade. A Samsung, empresa de tecnologia audiovisual, pretende lançar no fim de maio nove modelos de televisores 3D.

Embora seja política da empresa não revelar números a respeito de estoque ou unidades produzidas, a Samsung se declara apta para atender à demanda do período  – que deve ser 35% maior que em 2009. O televisor  custará R$ 5.699. Os televisores serão comercializados em todo o País.

Outra empresa que vai investir no mercado das 3D é a Sony. Assim como a Samsung, a companhia já apresentou a tecnologia no Brasil, mas a comercialização dos televisores só vai acontecer a partir de agosto. Não há dados sobre preços ou estoque.

Compartilhe