Marjorie Moura l A TARDE

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Salvador, Manoel Machado Filho, confirmou na terça-feira, 18, à noite, que, desde as 4 horas desta quarta, 19, haveria assembleias em 17 garagens de empresas de ônibus urbanos e metropolitanos de Salvador e região metropolitana. A mobilização, segundo ele, atrasaria em duas horas a saída dos coletivos em vários pontos da cidade. Na quinta, 20, a categoria decide, em assembleias às 9 e 15 horas, a decretação de greve por tempo indeterminado.

O presidente ressaltou que o início da greve se dará num prazo de até 72 horas a partir do dia 20 de maio. A decisão, explicou, foi motivada pelo encerramento da segunda pauta de negociação mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em reunião realizada na última sexta, na sede da instituição. A categoria manteve reuniões durante cerca de 11 rodadas de negociação que não resultaram em acordo, explicou o sindicalista.

Os motoristas de ônibus fizeram paralisação de advertência no dia 30 de abril último, em Salvador. Cerca de 17 empresas de ônibus, representando um total de 70% da frota, pararam as atividades por volta das 6 horas e só retornaram às 8h30. Manoel Machado Silva explicou que a categoria pede reajuste dos salários de 15%. Mas a empresa oferece apenas 2,8%, explica, embora na mesa de negociação os representantes dos trabalhadores tenham reduzido o índice para 10%. Os rodoviários também solicitam aumento do valor do tíquete-alimentação em 30%, com aumento de 26 para 30 dias de fornecimento, incluindo as férias.

As assembleias acontecerão nas portas das garagens das empresas de transporte urbano: Transol, União, Joevanza, Vitral, BTU, Iguatemi e Verdemar. Ao mesmo tempo que nas intermunicipais: Cidade do Sol, Jauá, Regional, VSA, Marte, Falcão, São Luiz, Linha Verde e RD. Também ocorrerá nas empresas de fretamento: Canaã  e Vix.

Compartilhe