Tribuna da Bahia

A vacinação contra a meningite meningocócica tipo C para os jovens de 10 a 19 anos já possui uma data definida. De açodo com anúncio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a imunização, anunciada no último dia 10 de maio, será realizada nos dias 29 e 30 de maio.

A imunização será destinada à população de Salvador, que terá à disposição, nos dois dias da campanha, 48 postos de vacinação funcionando em unidades de saúde do município das 8h às 17h. Com a aplicação das vacinas, espera-se reduzir o número de casos e mortes pela doença meningocócica pelo sorogrupo C, nos grupos de idades mais afetados pela doença em Salvador. A meta, para essa faixa etária, é imunizar cerca de 513 mil pessoas.

Para os jovens de 20 a 24 anos, a vacinação ainda não tem uma data determinada. “Dependemos ainda de definições do laboratório de quando será a entrega das doses, para que possamos definir a data da campanha deste outro grupo, mas a previsão é que seja ainda no mês de junho”, falou a coordenadora de imunização do estado, Fátima Guirra.

Ainda segundo a coordenadora, a expansão da faixa etária a ser vacinada contra meningite em Salvador foi definida com base em critérios epidemiológicos. “Tomamos como base estudos que apontavam um maior risco de adoecer e morrer nessa faixa de idade”, declarou Guirra.