Wésdra Clementino de Lima

O ambiente Web possibilita a construção de conhecimento, oferece e potencializa o diferencial competitivo da organização desde que utilizado e gerido eficientemente. Neste artigo falaremos sobre usabilidade na web e sua importância se comparado a outros produtos, como softwares em geral e sobre os produtos físicos tradicionais, por exemplo, os aparelhos eletrônicos e etc.

 No início a Internet era apenas algo novo e diferente, como o passar do tempo ela passou a ser uma rotina, uma ferramenta frequentemente utilizada. Se sua utilização ou acesso forem fáceis será bem sucedida, do contrário não. Com a grande quantidade de sites na internet as pessoas estão menos tolerantes a sites complexos, por isso podemos afirmar que a usabilidade nunca foi tão importante como atualmente.

 O termo usabilidade começou a ser usado no inicio da década de 80, como substituto da expressão “user-friendly” que em português significa “amigável”. 

 

A usabilidade é uma qualidade de uso do site, e como é abordada por várias pessoas, está vinculada a eficácia e satisfação. Podemos afirmar ainda que usabilidade é um atributo de qualidade e facilidade da utilização de algo. Refere-se também à rapidez com que as pessoas podem aprender ao usar alguma coisa, à eficiência de como conseguiram usá-la e o quanto se recordam daquilo.

A Internet tem uma grande vantagem na usabilidade se comparado a outros produtos, pois assumiu um papel de destaque por oferecer uma grande quantidade de informações de forma democrática. Além disso, o crescimento constante de novos sites proporcionam muitas opções para escolher, sendo assim, os internautas não irão perder tempo em sites lentos, confusos ou que não satisfaçam suas necessidades. Com essa enorme oferta de opções e facilidade de ir para outros sites, as pessoas demonstram uma impaciência e insistência na busca pela satisfação imediata. Se não aprenderem como utilizar o site rapidamente, concluem que não vale a pena gastar seu tempo nele.

A usabilidade assumiu urna importância muito maior na economia da Internet do que no desenvolvimento de produto físico tradicional, neste caso os clientes só experimentavam a usabilidade do produto quando já tinham comprado e pago por ele.

A indústria de software tem um pouco mais de motivação para melhorar a usabilidade do que a indústria de produtos físicos. No caso do software, os usuários geralmente têm acesso a um centro de suporte, ao qual podem recorrer quando enfrentam problemas. Essas chamadas de suporte ocorrem pela má usabilidade que é responsável por mais da metade das chamadas. Infelizmente o custo de manter um centro de suporte e o custo de melhorar a usabilidade são geralmente contabilizados em contas diferentes, de forma que os gerentes de desenvolvimento não se sentem muito motivados a oferecer grandes interfaces para as pessoas. O que rende grandes prêmios é a entrega a tempo e não a economia no orçamento do departamento de suporte no ano seguinte.

A Web inverte esse quadro, pois os usuários experimentam a usabilidade de um site antes de se comprometerem a utilizá-lo, e antes de gastarem dinheiro em possíveis aquisições. Conclui-se que a usabilidade é mais importante para a web se comparado aos outros produtos.

Atualmente para projetar um site é de suma importância lembrar  que é a usabilidade que fará com que ele seja bem sucedido ou não. As pessoas só voltaram aos sites nos quais elas tiveram uma boa experiência.

Este é um primeiro passo que deve ser adotado por instituições, pastores e líderes que desejam ou já se utilizam da Web para divulgar os seus serviços. 

No próximo artigo falaremos sobre escrevendo para a web.

 Instituto Jetro

Compartilhe