Daniel Simurro

Enquanto as questões ambientais cada vez mais motivam a realização de congressos mundiais, na busca de soluções para reduzir os duros impactos ao meio ambiente, algumas ações, até certo ponto simples vem sendo desenvolvidas por várias representações governamentais.

Na Bahia uma dessas soluções está sendo modelo para todo o país, que é o Programa Nova Geladeira, um resultado da parceria entre a Coelba e Governo do Estado, que vem fornecendo geladeiras e lâmpadas fluorescentes a milhares de famílias carentes, contribuindo assim para o aumento da renda familiar e, consequentemente, diminuindo a agressão ao meio ambiente, já que as geladeiras novas não emitem o CFC, um dos maiores vilões globais contra o planeta terra, sendo apontado como um dos maiores vetores para o aquecimento global.

Em Brumado, desde que teve conhecimento do programa, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos formatou todo um planejamento para que as famílias brumadenses pudessem ser contempladas com esse importante programa.

O prefeito municipal ressaltou em seu programa semanal que “é mais uma vitória do povo de Brumado, afinal quem sai ganhando são os usuários. A Coelba está de parabéns, o Governo Estadual, também está de parabéns e porque não dizer a Administração Municipal também, porque não mediu esforços para que esse programa chegasse até o nosso município”.

Ele ainda fez questão de salientar que “todas as ações que vem sendo desenvolvidas, sejam de grande envergadura ou não, são frutos de um trabalho intenso, que vem sendo executado sempre na busca de atender os anseios populares. Essa ação é muito importante porque além de promover uma grande economia para as famílias e, consequentemente, para o país, contribuiu para a redução de emissão de gazes poluentes, o que é muito significativo”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Claudia Hoffmann, também citou a importância da conquista. “Temos buscado cada vez mais melhorar a qualidade de vida das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, então, nesse sentido, a conquista do programa Nova Geladeira deve ser muito comemorada”.

Ela ainda lembra que “assim que tivemos conhecimento do programa, iniciamos o cadastramento das famílias, sendo que serão mais de mil lares que vão receber uma nova geladeira e, agora, podemos dizer que estamos com o sentimento do dever cumprido”.

A secretária relatou que a entrega das novas geladeiras às mais de mil famílias cadastradas se iniciará no dia 19 de maio e o local será o Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro, primeiramente para os habitantes do meio rural, no dia 20 para os bairros de Brumado, exceto o Dr. Juracy e o Loteamento Malhada Branca e dia 21, exclusivamente para esses bairros citados anteriormente. Do acheibrumado.com.br

Compartilhe