O número de cadastro para formalização dos pequenos empreendedores e autônomos aumentou. A procura cresceu com o mutirão realizado desde o dia 10, com término no dia 15 de maio, nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Nos primeiros dois dias foram cadastrados 74 em Barreiras, já em Luís Eduardo, o número saltou para 91 inscritos. No total, a Bahia já está em sexta posição no Brasil, com 14.549 empreendedores formalizados, sendo que Barreiras está em terceiro lugar com 459 e Luis Eduardo Magalhães em nono lugar com 261 empreendedores registrados.

Os benefícios sociais tem sido um dos principais motivos para o cadastro. “Eu estava esperando por isso há muito tempo, pois vou ter direto a muitos benefícios, além de pagar uma taxa acessível, terei meu negócio regularizado”, declara o comerciante José de Arimatéia Lopes da Silva.        

Com a regularização, as melhorias virão para meu negócio. Os benefícios também são vantagens que garantem segurança para o futuro, como aposentadoria, por exemplo,” disse o autônomo Adailton da Silva Santos”.  

Para Emerson Cardoso, coordenador regional do SEBRAE em Barreiras, o principal objetivo é informar os empreendedores e, consequentemente depois das informações, fazer o cadastro. “O trabalho de sensibilização que temos feito está surtindo efeito. As pessoas já vêm aqui com a decisão tomada, o que facilita e agiliza o processo de formalização”, explica. Conclui dizendo que a expectativa é que mesmo depois do mutirão, as formalizações continuem. “Inclusive disponibilizamos em Luis Eduardo Magalhães uma sala do empreendedor dentro da prefeitura, o que traz mais rapidez e possibilita que a pessoa já saia com o alvará de funcionamento”.

O mutirão vai até o próximo sábado, 15, todos quantos desejam fazer a formalização, podem comparecer no SEBRAE das 08h às 12h e das 14h às 18h, com documentos pessoais. Após o cadastramento, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente. Não é necessário encaminhar nenhum documento à Junta Comercial. Nenhuma cópia de documento precisa ser anexada. A formalização do Empreendedor Individual também pode ser feita pela Internet no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br sem nenhum custo.

Rosiane Donato. Sebrae-BA