São Desidério (BA). Um grupo de pesquisadores formado por professores e estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Colégio Estadual Presidente Médici realizaram pesquisas em toda a extensão do Parque Municipal da Lagoa Azul em São Desidério.

A pesquisa faz parte do Projeto Biogeografia da Estrutura Geológica do Carste do Parque Municipal da Lagoa Azul, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Antes da visita de campo ao Parque, os estudantes tiveram uma preparação em sala de aula. A dinâmica genealógica e evolutiva dos agentes encontrados no Parque, o ciclo e a qualidade da água, espeleotemas, aspectos físicos, químicos e bacteriológicos foram analisados.

Um dos objetivos é oferecer aos estudantes uma visão mais abrangente acerca da temática. “Logo na chegada já tivemos os primeiros contatos com o que estudamos em sala de aula”, observa a aluna do 3º ano, Diandra Hoffmann. Ela comenta que além das matérias de geografia e biologia, assuntos relacionados à matemática, história e português também fazem parte da realidade encontrada no Parque.   

Para o guia turístico Juscelino Ferreira, que acompanhou a equipe, esta é também uma maneira de reunir trabalhos sobre o Parque. “A partir do momento em que o levantamento estiver concluído teremos uma fonte de informação consistente para passar aos turistas que visitam o local”.

O projeto terá continuidade com palestras e discussões sobre os dados colhidos no Parque Municipal da Lagoa Azul. Novo Oeste  

Texto: Jackeline Bispo
Foto: Arquivo do grupo

Compartilhe