Agência Estado/A Tarde

Já chega a 84 o número de mortos em vários ataques realizados hoje no Iraque, segundo a polícia local. No mais violento dos incidentes, dois carros-bomba explodiram na cidade de Hillah, ao sul de Bagdá. Esse atentado foi seguido pela explosão de um suicida, o que matou no total pelo menos 45 pessoas e deixou ao menos 140 feridos. Trata-se do dia mais violento do ano no Iraque.
Um porta-voz da polícia provincial de Babil, major Muthana Khalid, confirmou que 45 pessoas morreram nos ataques ocorridos em Hillah, 95 quilômetros ao sul de Bagdá. A cidade é capital da província de Babil. Houve primeiro a explosão dos carros-bomba e, pouco depois, um homem se detonou perto das pessoas que tentavam ajudar as vítimas.

O médico Zuhair al Khafaji, diretor do hospital geral de Hillah, confirmou o número de vítimas. Os ataques em Hillah foram os mais recentes desta segunda-feira, quando uma série de violentas explosões e ataques com armas de fogo em Bagdá e outros pontos do país deixaram dezenas de mortos.

Em um dos ataques, na pequena cidade de Suwayrah, oito pessoas morreram e 71 ficaram feridas, segundo um policial e um funcionário de um hospital da cidade próxima de Kut. Suwayrah fica 40 quilômetros ao sul de Bagdá.

Ainda não está claro quem estaria por trás da violência. Policiais iraquianos também foram alvos em outros pontos do país. Em Falluja, a oeste de Bagdá, pelo menos três pessoas morreram na explosão de três bombas.

Compartilhe