A partir do próximo sábado (8), os idosos com 60 anos ou mais devem procurar um dos mais de quatro mil postos de vacinação instalados no estado para serem imunizados contra a influenza sazonal (gripe comum).
A campanha, que segue até o dia 21 deste mês, foi lançada nesta quinta-feira (6) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi). “Esta é mais uma estratégia de prevenção de doenças que é oferecida à população através do SUS”, declarou o secretário da Saúde, Jorge Solla, presente ao lançamento.
Este será o 12º ano que a campanha de vacinação do idoso contra a gripe é promovida, tendo por objetivo principal contribuir para a redução de hospitalizações e mortes decorrentes das complicações causadas por doenças respiratórias por influenza em pessoas a partir de 60 anos.

A meta da Sesab para este ano é vacinar 80% ou mais da população de cerca de 1,3 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, em todos os 417 municípios do estado. Em 2009, a meta foi atingida, com a vacinação de 83% dos idosos.

Durante a campanha, além da vacina contra a gripe comum, continuará sendo oferecida aos idosos portadores de doenças crônicas a vacina contra a gripe A.
AGECOM/BA