Folha

Há menos de um mês, o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP), jornalista, assumiu a coordenação geral da área de comunicação da campanha da presidenciável petista Dilma Rousseff, enquanto o marqueteiro João Santana teve sua área de atuação limitada aos programas de TV do partido e do horário eleitoral. Segundo reportagem de Ana Flor na edição desta quinta-feira (06) da Folha, as movimentações no comando de campanha causaram desconforto no comitê.

A entrada do deputado, amigo de Dilma há décadas, representou, na prática, uma divisão de poder na comunicação.

Falcão passou a atuar na estratégia de imprensa. Ele coordena o planejamento de entrevistas da candidata em viagens e em Brasília e despacha diariamente com a coordenadora de imprensa, Helena Chagas. Santana, por sua vez, sempre foi uma espécie de coordenador geral de comunicação, apesar de ser oficialmente responsável pelo marketing.

Ambos atuaram juntos na campanha de Marta Suplicy (PT) à Prefeitura de São Paulo, em 2008, quando ela perdeu para Gilberto Kassab (DEM).

Hoje, os dois fazem parte do grupo de cardeais de Dilma, que se reúne às terças-feiras em Brasília para definir estratégias de campanha.

Compartilhe