Um homem foi preso sob suspeita de envolvimento em ataque frustrado envolvendo um carro-bomba na Times Square, em Nova York, no último sábado, afirmou o FBI na madrugada desta terça-feira (4).

De acordo com o porta-voz do FBI, Richard Kolko, “o homem foi preso para investigações”. Fontes oficiais afirmaram às agências internacionais que ele teria sido preso quanto tentava deixar o país. Segundo a rede de TV CNN, o suspeito foi preso no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, onde pegaria um voo para Dubai.

Segundo o jornal “The New York Times”, o suposto suspeito se chama Faisal Shahzad, vive em Connecticut e seria paquistanês, naturalizado norte-americano.

De acordo com o “Times”, o suspeito teria comprado recentemente um carro Nissan Pathfinder, ano 1993. O mesmo modelo foi deixado na Times Saquare na noite de sábado, com uma bomba feita de gasolina, propano e fogos de artifício em seu interior.

Shahzad teria retornado há cerca de três semanas de uma viagem ao Paquistão, quando comprou, em dinheiro vivo, a caminhonete que foi usada no ataque frustrado.

Imagens capturadas por câmeras de segurança mostram o Pathfinder atravessando um cruzamento às 18h28 de sábado (horário local). Cerca de dois minutos depois, um vendedor de camisetas ligou para a polícia avisando que saia fumaça de um veículo suspeito estacionado em uma rua da Broadway.

A polícia desarmou a bomba, mesmo assim o loca, repleto de teatros e restaurantes, ficou fechado por 10 horas.

Segundo a polícia de NY, o número de identificação do carro havia sido removido do painel do Pathfinder, mas também estava gravado no motor e no eixo. A partir dessas inscrições a polícia encontrou o proprietário do carro.

Segundo a agência Reuters, o carro foi vendido recentemente a um homem descrito como hispânico ou do Oriente Médio

  Hiroko Masuike/AP  
Equipes examinam veículo pouco depois de explosão na Times Square; para Casa Branca, ataque frustrado foi ação terrorista
Equipes examinam carro após de explosão na Times Square; paquistanês é suspeito de ter comprado o carro

Terrorismo

Funcionários da Casa Branca caracterizaram pela primeira vez como tentativa de ato terrorista o incidente envolvendo um veículo utilitário com botijões de gás propano, galões de gasolina, rojões e temporizadores.

“Qualquer um que tivesse o tipo de material que eles tinham num carro na Times Square, eu diria que isso se destinava a aterrorizar, absolutamente”, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, a jornalistas. “E eu diria que quem tiver feito isso seria categorizado como terrorista, sim.”

As autoridades qualificaram o dispositivo de amador, já que apenas provocou fumaça, sem explodir. O carro havia sido deixado em posição estranha, com o motor ligado e o pisca-alerta aceso. Um camelô viu a fumaça sair do carro e chamou a polícia.

Mas a bomba poderia ter causado uma letal bola de fogo, capaz de estilhaçar vidraças na chamada “esquina do mundo”.

com agências internacionais/ Folha

Compartilhe