De acordo com o mapa do crime publicado pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná), Curitiba já pode ser considerada três vezes mais violenta que São Paulo e tão perigosa quanto o Rio de Janeiro.
Segundo o balanço, a capital do Estado paranaense registrou no ano passado 632 homicídios, ou seja, 34 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2009, esse número na cidade de São Paulo era de 11,23 a cada 100 mil habitantes e no Rio de Janeiro, de 34,8 por 100 mil.

Informações da TV Bandeirantes de Curitiba afirmam que a maioria dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas.
Os números se tornam mais alarmantes se levarmos em consideração toda a região metropolitana. Em 2009, foram 1.523 assassinatos, uma média de 46 casos para cada 100 mil pessoas.

Violência em 2010

Pelos acontecimentos de 2010, não há esperança de melhoras neste quadro. Janeiro foi marcado pela rebelião na Penitenciária Central do Estado, que acabou com seis mortos e oito feridos e pela chacina no Barreirinha, na qual seis jovens perderam suas vidas.
Em fevereiro, houve um triplo homicídio e outra chacina na região metropolitana do Paraná. No mês seguinte, um prefeito e o filho de outro político foram assassinados.

Redação: Bruna Carolina Carvalho/ E-band

Compartilhe