Juscelino Souza l Sucursal do A Tarde em Vitória da Conquista

Dez anos depois de um bem-sucedido transplante de rim, o vigilante aposentado Joselito dos Santos, de 42 anos, pode voltar à rotina da hemodiálise, em três sessões semanais com quatro horas de duração. O drama não é exclusivo do paciente. Por falta da medicação, pelo menos outros 50 transplantados, que a exemplo de Santos já receberam um rim novo, podem retornar a qualquer momento às salas de hemodiálise, correndo o risco de perder o órgão que lhes foi doado.

O principal motivo para a reversão do quadro estável é a falta, na rede pública de saúde, de medicamentos, como o myfortic, nome fantasia para a substância ativa micofenolato de sódio. O medicamento, que deve ser distribuído gratuitamente pela 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), é fundamental para os transplantados no controle das funções do organismo. Também está em falta o prograf (tacrolimo), que custa R$ 998,31 na rede farmacêutica privada. Santos ainda tem que fazer uso de outras dez substâncias, mas sem o produto, o transplantado começa a apresentar alterações no corpo, como inchaço de braços, perna e rosto, além de retenção da urina, podendo até comprometer o rim de forma irreversível.

A farmacêutica Cinara Andrade Amaral, da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Vitória da Conquista, informou que a chegada dos medicamentos consta no relatório da Diretoria de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), ligada à Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).  “Mas houve atraso no envio da remessa dos medicamentos, o que geralmente deveria ocorrer até o dia 25 do mês”, assinalou Cinara. Além de Vitória da Conquista, a 20ª Dires atende pacientes de outros 18 municípios da região sudoeste.

A TARDE apurou que os medicamentos em falta no interior já estão no almoxarifado da DAF, em Salvador, em volume suficiente para suprir a demanda por até três meses. Ainda conforme apuração, a falta dos produtos deve-se a uma ação judicial movida por uma das empresas participantes do pregão. Com o ato impugnado, o processo de compra foi prejudicado e somente agora houve a liberação dos lotes.

Compartilhe