Várias comunidades da zona rural estão sendo beneficiadas com importantes projetos que preconizam avanços sócio-sustentáveis para milhares de habitantes que estão carecendo de políticas públicas dessa natureza.

Dentre essas ações está sendo disponibilizada mecanização agrícola e implementos para as comunidades de Caatinga Grande e de Santa Inês.

Já as comunidades de Rudiador e Tamburil estão recebendo várias cisternas e a da Lagoa de Tocadas kits de apicultura.

Essas importantes conquistas são creditadas ao MLT – Movimento Luta pela Terra, que, juntamente com as diversas associações vem realizando um trabalho muito importante no interior do município de Brumado.

O brumadense Agno Meira, coordenador estadual do MLT, ressalta que “a conquista é fruto de uma política diferenciada do governo Jaques Wagner, que está ouvindo os clamores dos movimentos sociais, que estavam abandonados, pois os governos anteriores fizeram muito pouco, ou quase nada, nesse sentido. A forma republicana como esse governo vem norteando suas ações vem resgatando o tempo perdido e nos enchendo de esperanças”.  

Ele ainda dá um enfoque sobre as ações que vêm sendo destinadas ao município. “Em Brumado o MLT tem um olhar especial, não porque somos filhos desta terra, mais pela força de trabalho de nosso povo, aqui temos a certeza que todos os projetos terão êxito”. 

O Movimento de Luta Pela Terra, que foi fundado há 17 anos na cidade de Itabuna, defende maior investimento na agricultura familiar, com uma reforma agrária ampla e anti-latifundiária.

O MLT atua em todo o Brasil, porém, tem raízes fortes na cidade de Brumado, pois um dos seus fundadores foi Aldenes Meira, brumadense, militante do PCdoB e filho de agricultores desta cidade.

No Estado da Bahia, o movimento tem trabalhado de forma incansável por mais investimentos para agricultura familiar e pela construção de governos municipais comprometidos com as causas sociais.

Do Achei Brumado

Compartilhe