Luiz Nunes

As fortes chuvas dos últimos dias afetaram 44 cidades em Santa Catarina. Catorze delas decretaram estado de emergência até o início da noite desta segunda-feira (26). O número de desabrigados é de 487, segundo a Defesa Civil. A maior parte deles está em Barra Velha, no litoral norte. Cerca de 250 pessoas ficaram desabrigadas. Em Caçador, no meio-oeste do Estado, 1.080 pessoas tiveram que deixar suas casas, 25 mil foram afetadas e 57 estão sem moradia.  

Chuva dá uma trégua a partir de amanhã e temperatura despenca no Sul do país

No decorrer desta segunda-feira há previsão de temporais e ventos de até 70 km/h no centro-norte gaúcho, Santa Catarina e grande parte do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, apenas no centro-sul gaúcho o avanço de uma massa de ar frio favorece aberturas de sol até o fim do dia.

Por causa dor prejuízos, o governador Leonel Pavan (PSDB) encaminhou à Secretaria Nacional de Defesa Civil um pedido inicial de recursos, da ordem de R$ 6,5 milhões. Pavan esteve nas regiões mais afetadas: o meio-oeste e o alto Vale do Itajaí. “Estamos mais preparados para lidar com esse tipo de situação. O governo vem fazendo o possível e o impossível para diminuir o sofrimento dos atingidos”, afirmou. O governo montou uma sala de monitoramento das chuvas em um centro administrativo, em Florianópolis.

No Vale do Itajaí, o risco de os rios transbordarem é iminente. Um reservatório com 83 milhões de metros cúbicos de água lotou, e o excedente já começa a descer para o médio vale. Nas barragens de José Boiteux e Ituporanga a situação é tranquila. “A partir dos 18 metros, alertamos as pessoas e damos início ao plano de emergência”, disse o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing (DEM).

As enxurradas causaram estragos em nove rodovias do Estado. Três delas tiveram o trânsito totalmente bloqueado pela queda de barreiras: BR-280 (Planalto Norte), SC-488 (Lindoia do Sul) e SC-465 (Itá). Os motoristas estão sendo orientados por agentes da Polícia Rodoviária Federal a procurar outras saídas.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram as regiões do mundo com o maior índice pluviométrico nos últimos seis dias. No município catarinense de Rio do Campo, no Vale do Itajaí, choveu 249,8 milímetros – mais que o dobro do esperado, que era de até 110mm.

Previsão
Uma massa de ar frio e seco, na noite desta segunda-feira, deve diminuir a incidência de chuvas entre as regiões oeste e sul de Santa Catarina. A previsão é de tempo firme com presença de sol em todo o Estado nesta terça-feira (27). No entanto, deve chover na madrugada e início da manhã.

O mar fica agitado com picos de onda de dois metros, chegando a três metros ao sul de Laguna, o que oferece risco para as atividades de pesca e navegação.

UOL Notícias

Em Florianópolis
Compartilhe