Médicos suspeitam que mais uma vítima de meningite meningocócica do tipo C tenha morrido no Estado. Ainda há divergências sobre o caso da pequena Mayse Kelly Chaves, de apenas um ano de idade. A criança foi internada no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista (509 km de Salvador) e morreu horas depois de apresentar febre alta na madrugada desta segunda-feira, 19.

Segundo a mãe, Mariane Chaves, como a criança estava muito agoniada e ela foi buscar socorro na pediatria do hospital, conhecido pela referência nos cuidados a recém-nascidos. Após diagnosticada, a garotinha recebeu alta e, mesmo ainda com o corpo ardendo em febre, foi para casa a pedido da pediatra. Como o quadro se agravou, a mãe retornou rapidamente para a mesma unidade, porém a criança não resistiu e morreu minutos depois.

De acordo com o receituário, a pediatra que examinou a criança diagnosticou uma otite, inflamação no ouvido. “Ela escreveu a receita, virou as costas para mim e saiu. Aí veio uma enfermeira perguntando se o papel estava comigo e disse para eu ir embora, sem ao menos examinar minha filha direito”, lamentou a mãe.

Ainda segundo Mariane, sua filha apresentou diversas manchas no corpo e somente depois disso é que conseguiu ser recebida no pronto-socorro para atendimento de emergência. “Foram dez minutos para tentar salvar minha filha, mas já era tarde, tarde demais”. A pediatria do hospital foi isolada por conta da suspeita da direção, de um surto de meningite.

Vítimas – Já foram registradas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 20 vítimas da meningite C em todo o Estado. Um homem de 44 anos, que não teve o nome divulgado, foi a última vítima da doença confirmada pela Sesab.

Ele morreu na tarde desta terça, após doze dias de internação no Hospital Couto Maia, unidade referência para o tratamento da doença. O rapaz começou a sentir os sintomas da doença dois dias após chegar da cidade de Paulínea, em São Paulo.

Na última sexta-feira, 16, um homem de 38 anos, que morava na rua do Matadouro, em Plataforma, faleceu por conta da doença, também no Hospital Couto Maia.

* Com informações de Juscelino Souza da Sucursal A Tarde de Vitória da Conquista.

Compartilhe