Meio milhão de ingressos para os jogos da Copa do Mundo começaram a ser vendidos, nesta quinta-feira (15), na África do Sul. Os correspondentes Renato Ribeiro e Edu Bernardes contam como foi.

Dormiram na rua sonhando com ingressos. Milhares de sul-africanos passaram a madrugada em filas por todo o país.

Nesta quinta, a Fifa começou a vender 500 mil entradas em lojas e em agências bancárias, incluindo 100 mil ingressos com desconto a R$ 40.

Antes a venda era só pela internet, mas a procura foi tanta que sobrecarregou o sistema. Durante duas horas, nada funcionou. A Fifa não estava preparada para atender a tanta gente.

‘Nós não estamos acostumados com internet. Esse é o nosso jeito de comprar. Vindo aqui, fazendo filas’, explicou um torcedor.

Na fila, encontramos quem falasse português, um angolano vai ver o clássico do nosso idioma. Deu sorte. Brasil e Portugal é um dos oito jogos que já estão lotados. Em oito horas, 53 mil ingressos foram vendidos no país da Copa.

Mas, no resto do mundo, a procura não é a mesma: 300 mil reservas de hotel para o Mundial foram canceladas.

De fato, os números indicam que essa Copa caminha para um fracasso no turismo. Mas, nesta quinta, os sul-africanos deram uma imensa demonstração de apoio ao Mundial. Se depender deles, os estádios não ficarão vazios.

O diretor geral do comitê organizador, Danny Jordaan, está confiante. Acha que tudo será vendido. Uma Copa com menos turistas. O mundial da África do Sul será dos anfitriões.

(As informações são do G1)

Compartilhe