Secretário de Defesa americano diz que prazo está de acordo com avanços iranianos

Robert Gates alerta sobre os avanços atômicos do Irã

 O Irã necessitará de ao menos mais um ano para criar uma bomba atômica, estimou nesta terça-feira (13) o secretário americano de Defesa, Robert Gates (foto).

 – Provavelmente, ao menos um ano, talvez mais tempo para Teerã montar uma bomba nuclear – disse Gates à imprensa no avião que o levou de Washington ao Peru, primeira etapa de sua visita à América do Sul.

 – Acredito que nossas estimativas não mudaram desde a última vez que conversamos – respondeu Gates à pergunta sobre quanto tempo Teerã levaria para montar uma arma atômica.

 No domingo passado, o secretário de Defesa assinalou que o Irã ainda não tem capacidade para criar uma arma atômica, e que seu programa nuclear militar avança mais lentamente que o previsto.

 Estados Unidos e Europa acusam o Irã de utilizar seu programa nuclear civil para construir uma arma atômica, algo que a República Islâmica nega.

 Irã anunciou na semana passada ter elaborado e testado novas centrífugas de terceira geração, capazes de produzir seis vezes mais urânio enriquecido que as atuais centrífugas, instaladas na usina de enriquecimento de Natanz.

 AFP