Quarenta municípios baianos sofrem com as chuvas fortes que caem no estado desde quinta-feira, segundo informou nesta quarta-feira (14) a Defesa Civil da Bahia. Ao todo, vinte destas cidades já declararam estado de emergência.

A previsão é de que o tempo continue chuvoso até o final de semana. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) continua atuando em regime de plantão.

O estado de emergência já foi homologado pelo governo para os municípios de Apuarema, Itagimirim, Itanhém, Itapetinga, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Teolândia. Prestes a terem a situação oficialmente homologada estão Venceslau Guimarães, Feira de Santana, Gandu, Ruy Barbosa, Prado, Simões Filho, Lauro de Freitas, Itamaraju, Maraú, Potiraguá, Vera Cruz, Ilhéus e Cícero Dantas.

Outros vinte municípios que tiveram ocorrências por conta das chuvas, mas ainda não decretaram emergência, são: Brotas de Macaúbas, Camaçari, Caravelas, Cipó, Gentio do Ouro, Iraquara, Juazeiro, Lençóis, Madre de Deus, Mata de São João, Mucugê, Marcionílio Souza, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Gabriel e Teixeira de Freitas.

Quatro pessoas morreram na Bahia por conta de acidentes ligados à chuva.

Correio