Na última semana, o professor Abel Rebouças, reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), se reuniu em Brasília com o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, onde foi discutida uma parceria entre o Ministério e a Uesb, no sentido de implementar programas de formação profissional na área de construção civil.

De acordo com o reitor “estamos vivendo um momento muito especial na área da construção civil em todo o país e no Sudoeste da Bahia não é diferente”. Muitas obras estão sendo edificadas em ritmo acelerado, com recursos dos governos federal (como o Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros), estadual e municipal, além da iniciativa privada.

Tudo isso demanda mão-de-obra qualificada em todos os níveis, desde o ajudante de pedreiro até o engenheiro ou arquiteto. Muitas empresas e até mesmo pessoas comuns têm tido dificuldade de contratar pedreiros, eletricistas, encanadores, carpinteiros, dentre outros, em função da escassez desses profissionais no mercado.

Diante dessa realidade, a Uesb estará enviando proposta ao Ministério do Trabalho para estabelecer uma parceria para a instalação de um programa de formação dos profissionais da área de construção civil. “Entendemos que há muitas pessoas que gostariam de buscar qualificação nesta área e, dessa forma, melhorar sua qualidade de vida, em função de uma remuneração melhor” afirma o professor Abel Rebouças, justificando a necessidade do programa. Com informações da Ascom/Uesb

Compartilhe