Bombeiros retiram corpo de vítima de deslizamento no morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio

O Corpo de Bombeiros confirmou na tarde desta sexta-feira que mais quatro corpos foram resgatados em Niterói em decorrência das chuvas que atingem o Rio desde o começo da semana. No total, o Estado registra 190 mortes.

Niterói é o município com maior número de vítimas (112). As outras mortes ocorreram no Rio (58), em São Gonçalo (16), em Nilópolis (1), em Petrópolis (1), em Magé (1) e na região de Pacarambi (1).

Além disso, são registradas 161 pessoas feridas no Estado. Já o número de desaparecidos permanece incerto.

Niterói

Em Niterói, o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Marival Gomes, estimou em pelo menos 600 o número de famílias que tiveram as casas condenadas e precisarão ser realocadas.

“Diminuíram os riscos, mas ainda temos áreas que nos preocupam muito. Choveu a madrugada toda e durante esta manhã, o que torna os trabalhos mais lentos. Temos que ter cuidados com a vida dos bombeiros e do pessoal da Defesa Civil, que não podem correr riscos”.

O secretário inspecionou o morro do Bumba, onde a tragédia foi maior. Segundo ele, a estimativa é de que havia cerca de 90 casas no local, tomando por base o número de ligações de luz informado perla Ampla, a concessionária de energia elétrica.

Áreas de risco

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), publicou ontem um decreto em que permite a retirada de pessoas de locais considerados de risco mesmo sem seu consentimento. A medida consta no documento que também decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas no município.

No Estado, as chuvas também já fizeram com que ao menos 14 mil pessoas deixassem suas casas, segundo levantamento da Defesa Civil. Desse total, mais de 11,4 mil pessoas são desalojadas –estão em casas de parentes e amigos– e outras 3.200 estão desabrigadas, ou seja, dependem de abrigos públicos.

Saúde

A Secretaria da Saúde da cidade do Rio divulgou uma série de medidas e recomendações para evitar a contaminação da população por doenças transmissíveis pela água e por alimentos contaminados em decorrência das chuvas dos últimos dias. Entre as doenças que podem aumentar com as chuvas estão diarreia, cólera, hepatite A e problemas intestinais, além de leptospirose e tétano.

Para prevenir esse contágio, a secretaria pede que as pessoas evitem o contato com a lama e as sujeiras trazidas pelas águas das enchentes, e proíbam as crianças de brincar com estas águas. Em casos de ferimentos, a pessoa deve lavar a parte afetada com água limpa e sabão.

As pessoas também não devem consumir alimentos embalados em plástico, papel, papelão ou qualquer outra embalagem que absorva umidade e tenha tido contato com as águas contaminadas. Também não deve consumir água sem tratamento ou de procedência duvidosa.

Agência Brasil

  Rafael Andrade/Folha Imagem  
Bombeiros retiram corpo de vítima de deslizamento no morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio
Bombeiros retiram corpo de vítima de deslizamento no morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio
Compartilhe