Dar condições efetivas para a criação e o progresso dos pequenos empreendimentos de Vitória da Conquista e região é o principal objetivo do Banco do Povo, que neste mês de abril comemora dez anos de fundação. Ao longo deste período, a instituição, que recebeu o primeiro aporte financeiro da Prefeitura Municipal, ajudou a melhorar a vida de cerca de 5.200 clientes, de suas famílias e de toda a comunidade. Segundo o seu diretor executivo, Hermes Bonfim, uma da características do Banco do Povo é a redução da burocracia na concessão de empréstimos, ampliando o leque de pessoas atendidas. “Creio que somos os únicos a financiar as atividades produtivas dos beneficiários do Programa Bolsa Família, por exemplo. Isso demonstra um compromisso social com a comunidade”, diz.
Os números demonstram a importância alcançada pela instituição. Mais de R$ 22 milhões em créditos já foram concedidos, sendo que 90% deles envolvem atividades informais de comércio, indústria e prestação de serviços; 57% dos empréstimos foram direcionados para mulheres. O índice insignificante de inadimplência é outro dado positivo. O presidente do Banco do Povo, Alfredo Correia Neto, explica o segredo do sucesso: “A grande maioria dos nossos créditos, 80% deles, são realizados na modalidade aval solidário. Amigos se unem para tomar um empréstimo, sem precisar de outros tipos de avalistas, pois um avaliza o outro.” 

Atualmente, o Banco do Povo está instalado em outros municípios da região. As cidades de Poções, Anagé, Planalto, Barra do Choça e Cândido Sales já foram contempladas. A próxima meta da instituição é avançar com os bancos comunitários nas comunidades urbanas e rurais. “Precisamos difundir entre as pessoas a cultura do microcrédito e tornar os resultados do banco cada vez mais sociais e não somente financeiros”, declara o diretor Hermes Bonfim.

Para o primeiro presidente da instituição e atual conselheiro administrativo, Hernani Galdino, é muito gratificante ver os resultados que o Banco do Povo gerou na vida dos clientes e dos seus familiares. “Isso também é fruto de toda lisura e transparência no acompanhamento do plano de trabalho e das atividades realizadas pelo banco. Temos um conselho, composto por nove pessoas, que faz um trabalho voluntário, mas muito gratificante”, diz.

Em comemoração aos dez anos do Banco do Povo será realizada nesta quinta-feira (8), às 19h, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública. Já na sexta-feira (9), às 19h30, um culto ecumênico, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, marca as celebrações.

SECOM/PMVC

Compartilhe