Não foi fácil, mas o Corinthians fez o dever de casa na noite desta quinta-feira. Depois de tomar sustos no primeiro tempo e abusar dos erros, a equipe fez valer sua superioridade e bateu o Cerro Porteño por 2 a 1 no Pacaembu. Ronaldo marcou seu terceiro gol no ano para abrir o placar, e Chicão decretou o triunfo em golaço de falta.

A vitória deixa o Corinthians em situação bastante confortável na Libertadores. A equipe chega aos dez pontos em quatro jogos e lidera o grupo 1 de maneira isolada, com três pontos de vantagem para o Racing. O próximo compromisso é justamente contra os uruguaios, dia 14 de abril, em Montevidéu. O Cerro segue na lanterna com só um ponto.

O resultado ainda garante o bom ambiente almejado pelo time alvinegro na reta final do Paulista. Em quinto lugar, o Corinthians tem dois jogos pela frente para tentar voltar ao G-4 e avançar às semifinais. O próximo adversário será o Ituano, neste domingo, em São José do Rio Preto. Além de fazer sua parte, terá que secar os concorrentes diretos.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
3min – Cristaldo levanta a bola da esquerda e Nanni, sozinho na área, perde chance clara, chutando sobre o gol de Rafael Santos.
13min – Elias faz boa jogada individual, dribla dois e chuta sobre o goleiro. Em seguida, Danilo recebe de Ronaldo, mas dispara para fora, de direita.
19min – Nanni agora recebe cruzamento da direita, novamente livre, mas conclui mal, sem força, e perde outra boa oportunidade de abrir o placar.
30min – Cristaldo arrisca de longe, Rafael Santos falha, mas o leve desvio do goleiro afasta a bola.
35min – Danilo cruza da esquerda e Moacir aparece para finalizar de primeira. O lateral, porém, pega mal e perde ótima oportunidade.
36min – GOOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Moacir tenta o cruzamento da direita e a bola sai prensada na direção do gol. Barreto defende, mas rebate para o meio, onde Ronaldo aparece para empurrar para o fundo das redes.
SEGUNDO TEMPO
18min – GOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Chicão cobra falta com perfeição da meia direita e manda a bola no ângulo. Barreto ainda tenta desviar, sem sucesso. Bonito gol do zagueiro.
23min – Ronaldo é acionado na área e conclui de esquerda. Barreto defende e Elias não consegue aproveitar o rebote.
24min – Dentinho briga pela bola na área e ela sobra para Elias. O camisa 7 bate rasteiro, sobre a defesa, e por pouco não amplia.
34min – GOOOOOOLLLL DO CERRO PORTEÑO!!! Zeballos desvia de cabeça a bola para Julio dos Santos, que tem tempo de ajeitar e bater no canto esquerdo para superar Rafael Santos.
44min – Cristaldo recebe bola em cobrança de falta e chuta com força. Rafael Santos salta no canto direito e faz importante defesa.

Mas Mano terá uma preocupação nos próximos dias. Ponto forte do time, o setor defensivo cometeu seguidas falhas nesta noite. Levou um gol do Cerro Porteño, mas poderia ter sido mais. Os paraguaios ainda terminaram o jogo esboçando uma pressão, deixando os corintianos em alerta.

O sofrimento começou cedo. Assim como aconteceu no primeiro jogo em casa pela Libertadores, quando sofreu um gol do Racing no primeiro minuto, o Corinthians tomou um susto logo de cara nesta noite. Nanni recebeu livre aos 3min e errou feio. Os anfitriões levaram sorte, mas não resolveram o problema. O mesmo Nanni infernizou a defesa. Teve mais uma chance clara pouco depois e falhou novamente.

Enquanto isso, no ataque, o Corinthians buscou jogadas rápidas e tabelas curtas. Os laterais avançaram com frequência, muitas vezes fechando pelo meio. No entanto, o erro no último passe facilitou para o Cerro Porteño. Tanto que o primeiro susto nos paraguaios foi em uma jogada individual de Elias, que concluiu sobre Barreto.

Apesar da superioridade técnica, a equipe alvinegra falhou demais nas saídas de bola e acabou recuando. Resultado: o Cerro passou a se arriscar no ataque e a esboçar uma pressão. Rafael Santos quase cometeu outro erro em chute de longe, mas contou com a sorte. “Erramos na saída de bola e demos volume ao adversário”, atestou William.

Mano se irritou com o crescimento dos paraguaios e pediu insistentemente para o time não ficar recuado. Cobrou ainda que Dentinho abrisse por um lado e Danilo por outro. E foi pelo lado que nasceu o primeiro gol corintiano. Barreto se atrapalhou em cruzamento prensado de Moacir e rebateu para o meio da área, justamente na direção de Ronaldo. O camisa 9 não perdoou e só empurrou para as redes aos 36min.

Na comemoração, Dentinho pisou no pé do Fenômeno. Ele mancou um pouco, mas seguiu normalmente no jogo. Ronaldo, inclusive, esteve apagado antes de fazer o gol. Saiu bastante da área, mas não encaixou nenhuma jogada de maior perigo, desperdiçando algumas bolas.

Os erros defensivos do Corinthians diminuíram na etapa final, resultando em menos trabalho para Rafael Santos. Na frente, a equipe brasileira seguiu pecando no último passe, mas o maior volume fez o jogo se concentrar principalmente no campo do Cerro Porteño. Acuado, o time paraguaio passou a abusar das faltas. E pagou caro.

Aos 18min, Chicão cobrou falta com perfeição no ângulo esquerdo e fez 2 a 0. Apenas com a maior desvantagem o Cerro tentou empurrar o Corinthians para a defesa. E nem precisou forçar tanto para descontar. Julio dos Santos aproveitou o espaço dado pela defesa dentro da área e mandou no canto esquerdo: 2 a 1.

O gol animou os visitantes. Eles passaram a ameaçar a meta alvinegra com frequência, por baixo e também nas bolas aéreas. Sem confiança, Rafael Santos evitou sair nos cruzamentos, mas fez sua parte em cobrança de falta ensaiada, parando forte chute de Cristaldo. Apesar dos sustos, a missão foi cumprida. E o Corinthians agora pode pensar apenas no Paulista nos próximos dias.

CORINTHIANS 2 X 1 CERRO PORTEÑO

Corinthians
Rafael Santos; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Tcheco); Dentinho (Jorge Henrique) e Ronaldo (Iarley)
Técnico: Mano Menezes

Cerro Porteño
Barreto; Piris, Herner, Cardozo e Cristaldo; Villarreal, Burgos (Cáceres), Núñez (Irrazabal) e Julio dos Santos; Nanni (Ereros) e Zeballos
Técnico: Pedro Troglio

Data: 01/04/2010, quinta-feira
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Víctor Carrillo (PER)
Auxiliares: Luis Ávila (PER) e Luis Abadie (PER)
Público: 30.321 pagantes (total de 31.571)
Renda: R$ 1.976.805,00
Cartões amarelos: Ralf (COR); Herner, Burgos, Núñez (CER)
Gols: Ronaldo, aos 36min do primeiro tempo; Chicão, aos 18min, e Julio dos Santos, aos 34min do segundo tempo

uol

Compartilhe