A USP, Unesp e a Unicamp divulgaram nesta terça-feira os calendários dos vestibulares relativos ao ano de 2011. A determinação das datas foi feita em reunião realizada na semana passada com representantes das três universidades. A maratona de provas será iniciada no dia 14 de novembro com a primeira fase da Unesp.

Para quem for classificado na primeira fase, já estão determinados os dias 19 e 20 de dezembro para a realização da segunda fase. O resultado final do exame está programado para ser divulgado apenas no dia 3 de fevereiro de 2011, quando também serão chamados para matriculas os aprovados em primeira chamada.

Os alunos que pretendem concorrer uma vaga na Unicamp deverão adquirir o manual do candidato e realizar a inscrição entre os dias 23 de agosto e 8 de outubro. A prova da primeira fase deve acontecer no dia 21 de novembro, e a segunda fase entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2011.

A lista dos candidatos aprovados em primeira chamada deve ser divulgado apenas no dia 7 de fevereiro e as matriculas desses selecionados deverá ser efetuada no dia 10 de fevereiro, também de 2011.

Já os candidatos interessados em prestar a Fuvest deverão consultar o manual do candidato no site da instituição a partir do dia 2 de agosto deste ano. As inscrições serão aceitas a partir de 27 de agosto, podendo ser efetuada até o dia 10 de setembro.

De acordo com o calendário, a prova da primeira fase está marcada para o dia 28 de novembro, enquanto as da segunda fase devem ser realizadas entre 9 e 11 de janeiro. A lista de aprovados deve ser divulgada em 9 de fevereiro e as matriculas serão efetuadas entre 14 e 15 de fevereiro.

Também já foi determinado que a USP e a Unicamp vão manter vão manter a lista unificada de livros obrigatórios neste ano. De acordo com as universidades, as obras ficarão mantidas por um ciclo de três anos para que o aluno do ensino médio tenha tempo de se preparar.

Por isso, a Unicamp informou que a próxima lista deve ser anunciada em dois meses e valerá a partir do ano letivo de 2012, para os concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.

Folha