Vitória da Conquista – A entrega da Creche Municipal Paulo Freire pelo prefeito Guilherme Menezes, nesta quarta-feira, 24, foi a terceira da série de reinaugurações de unidades escolares reformadas pelo Governo Municipal. A creche passou por uma ampla reforma, indo além do que previa o cronograma inicial da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), responsável pela execução das obras de reforma na Rede Municipal de Ensino.

A creche recebeu novo piso, intervenções na cozinha, nos banheiros e no alambrado, novo parque infantil, além de revisões nas instalações elétrica e hidráulica.Ao final, foram investidos R$ 207.626,24.

COERÊNCIA – “A reforma nos trouxe conforto, bem-estar e auto-estima, tanto para as crianças quanto para os profissionais que, dessa forma, têm seu trabalho reconhecido”, garantiu a diretora Gilvana Custódio, eleita diretamente pela comunidade em 2009 e que agora inicia sua gestão à frente da creche. Ela menciona especialmente o alambrado instalado na área frontal, que delimitou e garantiu o espaço de recreação das crianças. “Foram detalhes que fizeram grande diferença para a segurança e o conforto dos alunos e para o desenvolvimento das atividades pedagógicas”, explicou.

Para a professora Vanuza de Santana Souza, que trabalha na Rede Municipal há 19 anos (12 deles na Educação Infantil) e está na creche desde sua fundação, a reforma “veio beneficiar a todos nós, principalmente às crianças”. Da parte do Governo Municipal, ela considera que houve “sensibilidade e cuidado com a educação”.

Ao falar à comunidade presente, o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, destacou que as reformas realizadas pelo Governo Guilherme Menezes demonstram “o alinhamento entre o discurso e a competência do gestor”, avaliou o secretário, que classificou a reinauguração da Creche Paulo Freire como “fruto da coerência do nosso prefeito”.

HÁ VAGAS – O prefeito Guilherme Menezes relembrou a viagem que fez a Brasília em 1997, recém-empossado em seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Vitória da Conquista, com o objetivo de conseguir junto ao Governo Federal autorização para a Prefeitura assumir o CAIC, construído para funcionar como escola federal, com unidades espalhadas pelo Brasil – mas que, em Vitória da Conquista, encontrava-se fechado e vazio.

Com isso, cerca de 1.400 novas vagas foram abertas na Rede Municipal, o que contribuiu para a diminuição de um fenômeno típico da educação conquistense no período anterior a 1997: as filas nas portas das escolas municipais, à procura de vagas. Hoje, o prefeito e o secretário municipal de Educação orgulham-se de dizer que isso já não ocorre. Há vagas nas escolas e creches do município para qualquer família que for procurá-las.

 

Fotos: Emanuel Nem Moraes 

SECOM/PMVC

Compartilhe