Entre os dias 22 e 23 de março, 150 pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva/CEMERF, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, fizeram medição para confecção de órtese ou prótese; o procedimento é realizado por uma equipe de Salvador em parceria com o Ministério da Saúde e garante à população usuária da Rede SUS do Município e também da região tratamento integral em reabilitação física.

Cada paciente passou por todo atendimento do CEMERF durante cerca de um ano até a chegada da equipe de medição. Em aproximadamente 45 dias, órtese ou prótese serão entregues para, em seguida, ser feita a etapa de adaptação e ajustes. Assim que todos estiverem treinados e com o equipamento totalmente ajustado poderão levar para casa, num processo que dura cerca de três meses.

Segundo a fisioterapeuta do serviço, Érica Tremura, os pacientes continuarão recebendo toda a assistência do serviço. “A depender da necessidade, alguns não terão que continuar; por exemplo, uma prótese de mama é mais estética: assim que o paciente recebe, a depender da sua funcionalidade, é liberado do serviço” explica.

Com atendimento integral de psicologia, assistência social, fisioterapia, nutricionista, terapia ocupacional, a paciente da cidade de Mortugaba, Tamila, está fazendo acompanhamento do serviço a cerca de um ano e vai receber uma órtese para auxiliar no seu equilíbrio. Para sua mãe, Maria Aparecida, que traz sua filha uma vez por semana no serviço, “a expectativa é que minha filha ande”.

Já Agenor Coelho (62) faz o acompanhamento há um ano e dois meses e vai receber uma prótese para andar sem o auxilio das muletas. “Espero que ainda consiga muitas coisas, que eu consiga ainda trabalhar pra mim”.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista oferece esse procedimento pela Rede SUS desde 2003, desde quando todas os pacientes que estão recebendo as órteses ou próteses passaram antes por uma triagem no CERMERF, etapa em que estão sendo atendidos pacientes de Vitória da Conquista e de cidades como Nova Canaã, Barra do Choça, Itapebi, Itapetinga, Mortugaba etc.

Órtese – Refere-se unicamente aos aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo. Exemplo: Palmilhas ortopédicas, tutores, joelheiras, coletes, munhequeiras entre outros.

Prótese – É o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não. Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posta uma prótese.
 

Compartilhe