Cidade do Vaticano – A carta aos católicos irlandeses na qual o papa Bento XVI indicará “claramente” quais as medidas adotadas para fazer frente aos inúmeros casos de abusos sexuais contra crianças cometidos por padres no país será publicada em 20 de março, informou hoje o Vaticano.

“Peço a todos que a leiam com o coração aberto e espírito de fé”, afirmou o papa, que acrescentou que a sua “esperança” é de que o texto “ajude no processo de arrependimento, cura e renovação”.

Dois relatórios oficiais – o Relatório Ryan e o Relatório Murphy – revelaram que centenas de crianças irlandesas sofreram abusos sexuais por parte de sacerdotes do país durante décadas, sobretudo na arquidiocese de Dublin entre 1975 e 2004.

Segundo o Relatório Ryan, durante os últimos 70 anos, milhares de menores sofreram abusos sexuais e torturas físicas e psíquicas em instituições estatais controladas por religiosos. O Relatório Murphy trata especificamente da arquidiocese da capital irlandesa.

O papa qualificou os abusos sexuais cometidos pelos padres contra as crianças como “crimes terríveis” e exigiu que o problema seja encarado com “decisão e determinação”.

A Igreja irlandesa pode vir a pagar indenizações milionárias. Fontes locais estimam os valores em 200 milhões de euros.

Cerca de 50 padres estão envolvidos nos escândalos, sendo que quatro bispos já renunciaram e não está descartada a possibilidade de novas abdicações.

EFE

Compartilhe