A Bahia contará com mais 67 unidades de suporte básico (USB) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). A entrega das ambulâncias será feita pelo presidente Lula em solenidade no próximo dia 25, na cidade de Tatuí, em São Paulo. A Secretária da Saúde do Estado (Sesab) já está tomando providências para trazer ambulâncias para Salvador, onde será feita redistribuição para as regiões baianas.

A ampliação do SAMU na Bahia é fruto de uma parceria entre governos municipais e estadual que, em sucessivas negociações mediadas pela Sesab e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pactuaram a formatação do programa no estado.

 No estado, serão beneficiados 66 municípios que tiveram projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009, abrangendo as microrregiões de Teixeira de Freitas (Extremo-Sul), Brumado (Sudoeste), Barreiras (Oeste), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (estas últimas compõem a Macrorregião Norte da Bahia). Com isso, a cobertura do SAMU na Bahia chegará a cerca de 45% da população, atendendo a mais de 6 milhões de baianos. A previsão é que, com a expansão do serviço, esse número chegue a 73% até o final de 2010. Com a entrega das ambulâncias, a região de Paulo Afonso passa a ter 100% de cobertura.

Blog do Anderson

Compartilhe