O Recanto das Artes, espaço ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Vitória da Conquista, é um espaço especial para comercialização de produtos artesanais confeccionados por jovens de bairros periféricos. A loja funciona na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, e oferece uma série de objetos de decoração e utilitários, como esculturas, caixas, máscaras, vasos, molduras, tapetes e mantas.

Por conta da beleza das peças, o local atrai consumidores não só de Vitória da Conquista, mas também de cidades vizinhas. “São pessoas que procuram peças para ornamentar a casa ou o local de trabalho. O movimento é maior, principalmente, em datas comemorativas, quando as pessoas procuram uma lembracinha artesanal diferente para presentear. Mas ao longo do ano a cerâmica é muito vendida”, explica a funcionária do Recanto das Artes, Mônica Silva.

Inclusão Produtiva– Todos os objetos comercializados no Recanto das Artes são resultantes das Unidades de Inclusão Produtiva da Coordenação de Políticas Especiais de Inclusão Social, localizadas nos loteamentos Vila América, Recanto das Águas, no bairro Bruno Bacelar e no Programa Conquista Criança. Em cada um dos espaços, um instrutor ministra as aulas para jovens em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de 17 a 18 anos. Em 2009, mais de 100 jovens participaram das atividades. O material produzido é encaminhado para o Recanto das Artes, onde é vendido e o lucro é dividido entre os participantes.

Nas Unidades de Inclusão Produtiva da Prefeitura são oferecidas oficinas de cerâmica em torno, marcenaria, tecelagem, cerâmica artística, corte e costura e serigrafia. Segundo a coordenadora de Políticas Especiais de Inclusão, Vivalda Braga, “o principal objetivo é capacitar os jovens para que tenham novas oportunidades de geração de renda”. Para 2010, as inscrições para participar das oficinas já foram feitas e a perspectiva é que elas tenham início no mês de abril.

Arte Sacra – Fruto da Oficina de Cerâmica do bairro Bruno Barcelar, durante o Natal da Cidade 2009, uma Mostra de Arte Sacra em Cerâmica foi realizada na Rede de Atenção e agora as peças estão expostas no espaço do Recanto das Artes. As peças expostas, todas confeccionadas pelos jovens das oficinas, representaram a arte sacra e tradições natalinas, a exemplo do presépio. Cada artista buscou representar de maneira própria os santos e santas, como foi o caso dos Reis Magos, com características de São Francisco; e a representação de Nossa Senhora da Conceição que chamou atenção pela riqueza de detalhes.

Fotos: Emanuel Nem Moraes 

ASCOM PMVC