A integração dos alunos da rede pública e privada de ensino com o meio rural é o principal objetivo do “Projeto Empreendedor Rural do Futuro – ADAB na Exposição”, que será realizado durante a Expoconquista 2010 pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), através da Coordenadoria Regional de Vitória da Conquista. No ano passado, cerca de oito mil crianças participaram desse projeto durante a Expoconquista.Em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Prefeitura Municipal e SESC Núcleo de Vitória da Conquista, milhares de alunos estarão fazendo visitas ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, no período de 22 a 26 de março, e participando de atividades como: mini-palestras técnicas sobre segurança alimentar dando ênfase à necessidade do consumo de carne e leite com qualidade, uso correto de agrotóxicos, apresentação da peça de teatro “Carne e leite com qualidade” – ressaltando a necessidade do consumo de produtos inspecionados e o papel da ADAB dentro desse contexto, além de atividades recreativas com distribuição de material didático educativo.

O projeto é uma estratégia de ação para abordagem de um tema de extrema importância para a população, Educação Sanitária. A Educação Sanitária é um tema transversal, relacionado com várias áreas do conhecimento científico, e compreende várias questões, entre elas, Preservação da saúde pública; Aplicação de medidas fitossanitárias e zoosanitárias; Oferta de alimentos seguros: Inspeção de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal (SIF, SIE, SIM); Controle de qualidade: análise de riscos em todos os elos das cadeias produtivas agropecuárias e industriais; Controle integrado de pragas e doenças; Preservação ambiental e Cidadania.

A parte recreativa do Empreendedor Rural do Futuro- ADAB na Escola será realizada através do SESC – Núcleo de Vitória da Conquista, que fará apresentação de esquetes de teatro, pintura de rosto, escultura com bolas, além de jogos e muita diversão para os participantes. É uma oportunidade especial para que as crianças conheçam o mundo rural de uma forma gostosa, divertida, instrutiva e tudo de graça.

Poderão participar do projeto alunos da rede pública de ensino de Vitória da Conquista e região, como também alunos provenientes da rede particular de ensino. A participação é gratuita, inclusive com entrada franca no Parque de Exposições, desde que a escola esteja inscrita junto ao referido Projeto. As inscrições das escolas podem ser feitas através da internet, pelo e-mail imasl@bol.com.br, diretamente na Coopmac ou através da Coordenadoria Regional da ADAB em Vitória da Conquista.

Assessoria de Comunicação/Coopmac

Compartilhe