O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta quinta-feira (11) o resultado da economia do país no ano passado. A expectativa é de que os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostrem estagnação, com uma variação próxima a zero na comparação com o resultado de 2008.

O resultado, no entanto, não é tão ruim quanto parece. Na média mundial, o PIB registrou queda de 0,8% no ano passado. Grandes economias, como Estados Unidos e Europa, viram seus resultados sofrerem forte contração em 2009. A maior economia do mundo ficou 2,4% menor. Na zona do euro, o recuo foi de 4,1%. 

Entre os países emergentes, o Brasil fica atrás da China e da Índia, cujas expansões alcançaram 8,7% e 6,5%, respectivamente, mas bem à frente da Rússia – o PIB do país teve queda de 7,9% no ano passado.

Por aqui, depois de um início de ano ruim, com a economia mostrando queda de 0,9% na comparação com o trimestre anterior, o PIB voltou a crescer nos dois trimestres seguintes. Para fechar o ano com resultado positivo, no entanto, a alta no quarto trimestre precisa alcançar 5,0%, segundo economistas.

Na média dos últimos anos, o Brasil vem registrando resultado melhor do que a média mundial. Em 2007, enquanto o PIB global se expandiu em 4,9%, o brasileiro cresceu 5,7%. Em 2008, o crescimento brasileiro foi de 5,1% – acima da média mundial de 3,0%.

G1

Compartilhe