Três casos da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, estão em investigação no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde confirmou o fato na manhã desta quarta-feira (10/3). Em nota, o órgão destacou que “o tratamento destes pacientes já foi iniciado e independe da confirmação do resultado dos exames”.Assim que saírem os resultados dos casos suspeitos, confirmando ou descartando a doença, a secretaria vai se pronunciar.

Um dos casos suspeitos da nova gripe, é em Santa Maria, cidade satélite de Brasília. Uma mulher está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital da cidade para realização de exames. A paciente está isolada e tem contato, apenas, com os médicos. O material do exame foi enviado a São Paulo, onde a doença será confirmada.

Números no DF
Dez pessoas morreram devido à gripe no Distrito Federal em 2009. Desde o início da pandemia da gripe A até 29 de dezembro, a Secretaria de Saúde confirmou o recebimento de 1.686 resultados de exames para pesquisa de vírus, de casos suspeitos de influenza A H1N1. Quase metade dos casos – 743 (46,7%) – foram positivos. Ao todo, 899 (53,3%) suspeitas deram resultados negativos.

Vacina
Nesta segunda-feira (8/3), começou a vacinação contra gripe A (H1N1) no DF. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 1,2 milhão de pessoas na região. A vacinação será realizada em cinco etapas, para o atendimento a grupos específicos.

A primeira fase da campanha está marcada para o período de 8 a 19 de março e atenderá profissionais da área da saúde e indígenas. A segunda etapa, de 22 de março a 7 de maio, incluirá grávidas em qualquer período da gestação. Crianças (de 6 meses e menores de 2 anos de idade) e portadores de doenças crônicas (diabetes, debilidade do sistema imunológico, cardiopatia e asma grave) tomarão a vacina entre 22 de março e 2 de abril.

Já a terceira fase, de 5 a 23 de abril, é destinada à população de 20 a 29 anos de idade, em diferentes etapas. Entre 24 de abril e 7 de maio, vão receber a vacina pessoas acima de 60 anos que tenham doenças crônicas. Os demais idosos vão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Entre os dias 10 e 21 de maio, será vacinada a população de 30 a 39 anos.

Correio Braziliense
Compartilhe