RIO – O anúncio da construção de um complexo turístico cristão, com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida de 25 metros de altura, em Charitas, Niterói, causou surpresa ao arquiteto Jair Valera, coordenador de projetos do escritório de Niemeyer, entre eles o Caminho Niemeyer. Nesta terça-feira, o arquiteto, que já tinha uma reunião agendada com o secretário de Planejamento de Niterói, Selmo Treiger, vai aproveitar o encontro para saber detalhes do plano. A imagem da santa será erguida na direção do Cristo Redentor, como informou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO.
– Fiquei surpreso ao ver a notícia no jornal. Quero saber se isso vai causar algum impacto no projeto do Caminho Niemeyer – disse Jair Valera.
Segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, o projeto foi pedido pelo governador Sérgio Cabral, após uma indicação do deputado Pedro Augusto (PMDB). Orçada em R$ 50 milhões, a iniciativa ainda depende da liberação de recursos.
O complexo, que será construído no Morro da Viração, ao lado do Parque da Cidade, prevê teleférico, lojas e restaurantes. Faz parte do projeto a construção de uma capela, num espaço de quatro mil metros quadrados, com capacidade para dez mil pessoas em dias de missa.
Com estrutura de metal e revestida de concreto, a estátua será instalada a 310 metros de altura, no topo do morro, em frente à estação das barcas de Charitas. O projeto prevê que a construção terá uma base giratória, permitindo deixar a imagem de Nossa Senhora Aparecida virada para o público quando houver missas.

Globo/Notícias Cristãs

Compartilhe