A terra tremeu no leste da Turquia, na madrugada de segunda-feira, provocou pelo menos 41 mortos e 60 feridos. O sismo atingiu 6.0 na escala de Richter e foi seguido de 30 réplicas.

O abalo registou-se às 4h32m, hora local (2h32 em Portugal Continental), na província de Elazig, a 550 quilómetros a leste da capital turca, Ancara, essencialmente em três aldeias. Foi lá que se verificaram as vítimas mortais, após algumas casas e minaretes de mesquitas não terem resistido ao tremor de terra.

«As pessoas ficaram em pânico. O abalo durou pelo menos um minuto», relatou o jornalista Nursel Sengezer à cadeia de televisão CNN. Os aldeões foram surpreendidos durante o sono e o receio de voltar a casa levou a que as populações tenham permanecido nas ruas, aquecidos por fogueiras.

Entretanto, já estão no terreno equipas de salvamento e foi criado um gabinete de crise. O Primeiro-Ministro turco e uma comitiva de ministros já vão a caminho do local.

A Turquia é atravessada por falhas geológicas e zona de risco para a ocorrência de sismos. Na memória de todos ainda está presente o terramoto de 1999, que atingiu 7.4 na escala de Richter e matou 18 mil pessoas.

TVI

Compartilhe